Mais de 100 tartarugas-de-pente são devolvidas ao mar na Praia do Futuro

A iluminação pública próxima à orla expõe os animais a riscos quando eles são atraídos para a pista, ficando expostos a atropelamentos e ataque de cachorros

113 tartarugas-de-pente, espécie criticamente ameaçada de extinção, foram devolvidas ao mar na Praia do Futuro, na manhã desta sexta-feira, 19. A ação aconteceu graças a Diego Gomes, funcionário de uma barraca de praia, que durante a madrugada impediu que os animais fossem em direção ao asfalto e contatou os órgãos competentes (Instituto Verdeluz e Corpo de Bombeiros) para que as tartarugas fossem devolvidas em segurança para o mar.

Assista ao momento:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após eclodir, o animal costuma ser atraído pela iluminação natural da lua refletida no mar, mas isso não aconteceu neste caso devido às luzes artificiais da cidade. Isso causa riscos à vida dos animais, que acabam sendo atraídos para a rua e podem ser atropelados ou atacados por cachorros.

Débora Melo, estudante de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e voluntária do Instituto Verdeluz, ponderou que Fortaleza precisa ajustar a iluminação próxima à orla, como a intensidade e a altura dos postes. Essas recomendações foram detalhadas em cartilha do Projeto Tamar e evitam a fotopoluição, prejudicial aos animais.

Melo explica que a expectativa é que sempre existam tartarugas desovando na orla de Fortaleza, já que as tartarugas costumam retornar ao mesmo local cerca de 30 a 40 anos depois para perpetuar a população. Ela ressalta que cada nascimento é “importantíssimo”, já que a espécie enfrenta ameaça global de extinção. “As tartarugas-de-pente têm uma importância ambiental muito grande no mundo todo. Por serem animais migratórios, elas conseguem levar nutrientes de uma região para a outra”, enfatiza.

Por meio das redes sociais, o Corpo de Bombeiros, também mobilizado para atuar no resgate, ressaltou que toda soltura deles deve ser feita de forma responsável e técnica. Débora lembra que existem determinadas formas de realizar o processo que garantem a saúde do animal, assim como permitem que eles reconheçam o local para retornar posteriormente.

As pessoas podem colaborar para a preservação quando avistarem tartarugas filhotes, fêmeas colocando ovos, encalhes, assim como possíveis rastros de tartaruga e ninhos. O contato pode ser feito pelo número 98721-2426, assim como o direct do Instagram do Verdeluz (@institutoverdeluz). Os bombeiros também podem ser contatados por meio do número 3101 1078.

O POVO entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza para saber sobre possíveis medidas acerca da iluminação pública do local e aguarda resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fauna marinha tartarugas-de-pente preservação ambiental espécie ameaçada de extinção

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar