PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Tartaruga marinha ameaçada de extinção é resgatada viva no CE e enviada ao RN

Base de reabilitação de tartarugas mais próxima de Fortaleza fica a 250 quilômetros de distância

Ítalo Cosme
18:40 | 04/10/2020
Tartaruga cabeçuda está ameaçada de extinção  (Foto: Reprodução /Instagram)
Tartaruga cabeçuda está ameaçada de extinção (Foto: Reprodução /Instagram)

Uma tartaruga marinha adulta foi resgatada viva na praia do Titanzinho, no bairro Serviluz, em Fortaleza, nesse sábado, 3. O animal da espécie cabeçuda, que está em risco de extinção, foi encontrado debilitado e foram necessárias quase 24 horas até que ele chegasse ao Rio Grande do Norte, onde receberá cuidados especializados.

O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Depois dos primeiros socorros, feitos por Talita Vieira, Alice Frota e Débora Melo, a tartaruga foi levada à ONG Aquasis.

Tartaruga cabeçuda está ameaçada de extinção
Tartaruga cabeçuda está ameaçada de extinção (Foto: Reprodução /Instagram)

Com apoio da Secretária do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e do Beach Park, o animal foi transportado à Base em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Lá, a tartaruga receberá os cuidados do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade Estadual (Pccbuern).

"É importante ressaltar que a base de reabilitação de tartarugas mais próxima fica a mais de 250 km de distancia de Fortaleza. Não podemos mais aceitar essa triste realidade, a luta pelo quarentenário de tartarugas da nossa cidade nunca se fez tão urgente!", reclamou o Instituto Verdeluz no instagram.

Serviço

Em caso de encalhe, desova e nascimento de tartarugas marinhas, contate o Verdeluz: (85)98721-2426 e (85)98888-0733.

Se a tartaruga encalhar, não a devolva para o mar!