Funceme prevê chuva na região Jaguaribana, Cariri e Sertão Central nesta quarta-feira, 16

Nas demais localidades, a previsão é nebulosidade variável com eventos de chuva, precipitações que devem ser menos contínuas e mais pontuais. Tarrafas registrou maior precipitação nesta segunda

A previsão do tempo no Ceará para esta terça-feira, 15, é de um cenário favorável para ocorrência de chuvas na região Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nas demais localidades do Estado deve haver nebulosidade variável com eventos de chuva — menos contínuos e mais pontuais.

Em análise de satélite na tarde desta segunda-feira, 14, a Funceme constatou a presença de nuvens associadas à chuva sobre o Ceará e grande parte do nordeste do País. Em Fortaleza, a temperatura deve variar entre 24°C e 34°C. Um milímetro (mm) de chuva foi registrado na Capital entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Mais | Quadra chuvosa começa a mostrar a cara em Fortaleza e cidade amanhece com chuva

No 10º dia de fevereiro, só choveu 0,2% do normal para o mês; cenário pode melhorar até amanhã

Profetas da Chuva de Quixadá anunciam boas chuvas para o Ceará em 2021

No total, choveu em 51 dos 146 municípios cearenses informados nesse intervalo, de acordo com dados da Funceme. A maior precipitação, de 48 mm, foi registrada no município de Tarrafas, localizado na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns — historicamente uma das mais secas do Estado.

Acumulado de chuvas segue significativamente abaixo da média em fevereiro

O cenário de chuvas para o Estado até então não é positivo. A primeira quinzena do mês de fevereiro terminou com chuva acumulada 71% abaixo da média histórica do Ceará: foram registrados 34,5 mm de 188,6 mm esperados até esta segunda-feira, 15. As piores situações são registradas no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, que alcançaram, respectivamente, 5,2% e 9,1% das normais climatológicas.

Em situação um pouco melhor, o Cariri acumulou 101.7 mm; mas ainda assim, está a 39% da normal climatológica, que é de 166,8 mm. 17 municípios cearenses ainda não viram a chuva cair do céu neste mês e apenas três cidades — Arneiroz, Cariús e Jucás — observaram a média história ser superada em fevereiro.

As condições atmosféricas que favorecem a ocorrência de chuvas no Ceará seguem até quarta-feira, 17, segundo a meteorologista Meiry Sakamoto. A partir daí, a tendência é de redução das chuvas no Estado. O prognóstico do clima para os meses de março, abril e maio deve ser divulgado ainda nesta semana pela Funceme.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas ceará previsão do tempo ceará chuvas quadra chuvosa precipitações ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar