Ambulantes são impedidos de trabalhar na Praia de Iracema; Agefis diz que fez ação educativa

Interdição de trecho da orla em Fortaleza deve ocorrer em todos os finais de semana do mês de janeiro

Atualizada às 17h39min

Comerciantes na Praia de Iracema foram surpreendidos na tarde deste sábado, 16, logo após interdição de trecho da orla na Capital e instalação de gradis. O POVO presenciou funcionários da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) impedido o trabalho de ambulantes, que alegam não terem sido notificados sobre a proibição de venda no calçadão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um vendedor de 41 anos, que preferiu não se identificar, estranhou ter de tirar o material do calçadão. "Eles mandam notificação dizendo que não podemos abrir. Hoje, foi de surpresa. Não falaram nada. Na Praia dos Crush, todo mundo soube pela imprensa. Mas aqui, nós não rebemos notificação de nada."

O comerciante afirma que perderá parte do material porque não terá onde armazená-lo. "Quando a fiscalização chega, temos que fechar tudo correndo. Vai embora cliente sem pagar. Só hoje um cliente deixou de pagar 50 reais. A fiscalização vem, a gente tem que tirar bem rápido como se nós tivesse cometendo um crime", lamenta.

Veja fotos da fiscalização na Praia de Iracema neste sábado

Clique na imagem para abrir a galeria


Em nota, a Agefis afirma que, na manhã deste sábado, os fiscais realizaram ação educativa, orientando os permissionários sobre o novo calendário de funcionamento das atividades comerciais na região. "Nos próximos dias, a Coordenadoria de Ordenamento do Território da Regional também fará uma abordagem educativa. A primeira abordagem é orientativa. Caso haja resistência ao cumprimento ou reincidência na irregularidade, é realizada a notificação ou autuação."

Conforme a Portaria nº 01/2021, publicada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II, na última sexta-feira, há novo funcionamento das Permissões do Mercado Ambulante em algumas áreas geográficas da avenida Beira Mar, em função da pandemia do coronavírus. Os ambulantes estão proibidos de trabalhar na praia e no calçadão nos finais de semana até 7 de fevereiro e no período de carnaval, entre as datas 13 e 16 do próximo mês.

O bloqueio da orla em Fortaleza compreende trecho que vai desde o espigão do Boteco Praia até próximo ao Bar do Mincharia. A medida busca conter a proliferação de casos de Covid-19 e deve ser aplicado nas sextas-feiras, sábados e domingos de todo o mês de janeiro.

Com informações da repórter Alice Sousa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

INTERDIÇÃO PRAIA DE IRACEMA AMBULANTES TÊM MATERIAL RECOLHIDO NA PRAIA AGEFIS RECOLHE MATERIAL DE AMBULANTES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar