PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Hemoce abre novo posto de coleta em shopping de Fortaleza

A unidade fica localizada no Shopping Iguatemi e funcionará até dia 28 de março de 2021

Mirla Nobre
09:19 | 30/12/2020
A nova unidade funcionará até o dia 28 de março de 2021
 (Foto: Divulgação/Hemoce)
A nova unidade funcionará até o dia 28 de março de 2021 (Foto: Divulgação/Hemoce)

Um novo posto de coleta de sangue do Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) foi inaugurado nessa segunda-feira, 28, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza. No posto extra, doadores poderão fazer doações de sangue e cadastro de medula óssea. A unidade fica localizada no primeiro piso da expansão e atende os voluntários de segunda a sábado, das 10 horas às 21h30min, e aos domingos, das 13 horas às 20h30min.

A iniciativa faz parte do projeto “Hemoce Perto de Você” e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue. A implantação da nova unidade ocorre em parceria com o Instituto Pró-Hemoce (IPH), que viabiliza a estrutura dos locais de coleta externa do Hemoce com base na política de sangue do Estado. A nova unidade funcionará até o dia 28 de março de 2021.

Leia Também | Equipes da Enel trabalham normalmente neste feriado de Ano Novo

De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, possibilitar o Hemoce mais perto da população é importante para facilitar o acesso aos locais de doação. “A chegada do Hemoce no shopping facilita e diversifica o acesso aos locais de doação, permitindo que a população realize o gesto de solidariedade num local que faz parte da sua rotina, tornando o ato de doar sangue um gesto regular. O Iguatemi é um parceiro que sempre podemos contar. A gente só tem a agradecer pela parceria”, destaca

No primeiro dia de funcionamento, o posto conseguiu atender 22 candidatos e realizar 16 doações de sangue e um cadastro de medula óssea. O espaço tem condições de receber até 40 doações de sangue por dia. Para atender a população, a unidade é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social para receber os voluntários.

Para a estudante Daiana Almeida, de 22 anos, natural de Pentecoste, Ceará, é muito gratificante e importante a iniciativa de ajudar alguém mesmo que seja uma pessoa que você não conhece. “Sempre tive um interesse e, além de achar bonito a iniciativa de ajudar alguém, eu acabei motivando os meus pais a começarem a doar sangue também”, disse.

Ainda segundo a estudante, os postos extras do Hemoce auxiliam na proximidade com mais pessoas em diversas regiões do Estado. “Tem muita gente que acaba não indo doar sangue porque acha longe, e tendo os postos extras de doação mais próximo da sua casa a pessoa pode se sensibilizar ao saber da ação e compartilhar a informação com as pessoas próximas também. E outra vantagem da doação, é que você ao doar recebe um check-up completo, como resultados de Hepatites ou outro problema de saúde. Então, além de praticar uma boa ação, você também pode ter um retorno sobre sua saúde”, destaca.

Leia Também | Especialista dá dicas para cuidar da audição durante comemorações

Para doar sangue

Para ser doador de sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado e bem alimentado antes de doar. Além disso, é necessário estar portando um documento original e oficial com foto no momento da doação.

Vale ressaltar que pessoas com idade entre 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento, o termo de consentimento de doação, preenchido e assinado pelo responsável legal e disponibilizado no site do Hemoce. Os voluntários podem agendar sua doação por meio do portal do Doador do Hemoce ou pelos telefones: (85) 3101-2305 e/ou (85) 99681-7597.

Onde doar

Posto de Coleta Shopping Iguatemi
Onde: Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz - Fortaleza-CE
Primeiro Piso da Expansão em frente a Praça de Conveniência
Contatos para agendamento: (85) 99681-7597 (WhatsApp) / (85) 3101.2305
Horário de Funcionamento:
10h às 21h30, de segunda à sábado
13h às 20h30, domingo

Hemocentro Coordenador
Onde: avenida José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo
Informações: 3101.2296
Horário de funcionamento:
7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira
8h às 16 horas, aos sábados

Posto de Coleta do Instituto José Frota
Onde: avenida Barão do Rio Branco, 1816 - Centro
Informações: 3101.5293
Horário de Funcionamento:
13h às 18h30min, de segunda à sexta-feira
13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados

Posto de Coleta Praça das Flores
Onde: avenida Desembargador Moreira, sn - Aldeota
Horário de Funcionamento:
8h às 13 horas, de segunda à sexta, sábado de 8h às 12 horas (doação de sangue)
8h às 17 h, de segunda à sexta, sábado de 8h às 12 horas (cadastro de medula óssea)

Posto de Coleta Shopping Riomar Fortaleza
Onde: rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Piso E2, próximo ao Detran
Horário de Funcionamento:
10h às 20 horas, de segunda à sexta
10h às 16 horas, sábado
8h às 13 horas, domingo