Participamos do

Inaugurado nesta segunda, Centro Cultural Canindezinho vai oferecer atividades culturais e esportivas

O espaço com diversas opções de lazer e aprendizado é aberto ao público com foco em atender os moradores do bairro Canindezinho e de regiões vizinhas
10:34 | Dez. 07, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira, 7, o Centro Cultural Canindezinho, localizado na avenida Osório de Paiva, no bairro Canindezinho. Com um investimento em torno de R$ 2,8 milhões, o equipamento possui uma área de 7.638,70 m² e vai oferecer serviços gratuitos e abertos ao público nas áreas de esporte, cultura e educação. A construção do Centro começou em março de 2019 e tinha prazo de seis meses.

No espaço estão disponíveis salas multiuso, quadra poliesportiva coberta e quadra de futsal, academia ao ar livre, anfiteatro, parque infantil, academias de dança e artes marciais mistas, bloco educacional, área administrativa e almoxarifado. Além de uma horta comunitária e de uma farmácia viva. A obra faz parte de uma Operação Urbana Consorciada Osório de Paiva (OUC – Osório de Paiva), regida pela Lei nº 10.403, que viabilizou a instalação do Supermercado Atacadão na av. Osório de Paiva. O equipamento vai funcionar ao lado da unidade.

LEIA MAIS: Até setembro, Canindezinho terá um centro cultural

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Canindezinho deve receber centro cultural

O terreno onde está instalado o equipamento cultural foi doado à Prefeitura de Fortaleza, visando implantar a parceria. A gestão do equipamento será realizada pela Coordenadoria de Juventude, em parceria com a Regional V e o Conselho Gestor da Operação Urbana Consorciada Osório de Paiva. Segundo a Prefeitura, a população vai participar do gerenciamento do espaço de forma que a rede de oportunidades e proteção social para a juventude e a comunidade se amplie.

No anúncio do Centro, o prefeito Roberto Cláudio ressaltou a importância do equipamento para prevenção da violência e o fortalecimento da promoção da cultura e do esporte. "O Centro Cultural cumprirá um papel importantíssimo para juventude não só na prevenção da violência, mas também por ofertar um espaço de lazer, de promoção da cultura, conhecimento, educação e do próprio esporte”, comentou Roberto Cláudio.

LEIA MAIS: Fortaleza integra pesquisa internacional sobre como a pandemia afetou a mobilidade urbana

Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), as Operações Urbanas Consorciadas (OUC) são instrumentos de indução do desenvolvimento urbano e contribuem para o crescimento dos municípios. Elas são um conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo poder público Municipal, que inclui a participação de moradores, usuários permanentes e investidores privados, focando em uma área para obter transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental. As ações abrangem também instrumentos tributários já cobrados pelos municípios brasileiros como, por exemplo, IPTU, ITBI, ISS, Contribuição de Melhoria, demais tributos (impostos, taxas e contribuições).

Em Fortaleza, existem sete OUC’s, entre consolidadas e em andamento. São elas: OUC Papicu; OUC Maceió; OUC Sítio Tunga; Jóquei Clube; Dunas do Cocó; OUC Lagoa da Sapiranga e OUC Osório de Paiva.

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar