Participamos do

Enade 2019: Unifor alcança nota máxima em Medicina e Farmácia; 18 cursos foram avaliados

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) busca avaliar o desempenho de cursos superiores em instituições brasileiras
15:50 | Out. 22, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade de Fortaleza (Unifor) obteve nota máxima (5,0) em dois cursos dos 18 avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova busca avaliar o desempenho de cursos superiores em instituições brasileiras. No caso da Unifor, Medicina e Farmácia se descataram com nota 5, mas os demais também obtiveram resultados positivos. As graduações de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, ficaram todos com nota 4.

Anualmente, o Enade avalia o desempenho de alunos por áreas do conhecimento. Em 2019, os grupos avaliados abrangeram os cursos das áreas da saúde e tecnologia. O resultado foi anunciado na última terça-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O Conceito 5 no Enade coloca a graduação de Medicina da Unifor em terceiro lugar entre todas as instituições de ensino superior privadas do Brasil, e em 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste.

Henrique Sá, vice-reitor de Graduação na Unifor, ressalta a importância do resultado nesse contexto de pandemia e, principalmente, levando em conta a jovialidade do curso de Medicina - que tem 14 anos. O gestor enfatiza os resultados de Medicina e Farmácia e reforça que os índices positivos são consequência de um corpo docente e discente qualificado. "A gente fica orgulhoso dos nossos egressos. Sabe que está entregando para comunidade profissionais qualificados", comenta Sá. A Unifor, assim como a Universidade Estadual do Ceará (Uece), também colou grau mais cedo nos cursos de Medicina. Egressos já atuam no mercado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vice-reitor também enfatiza os resultados dos cursos de Tecnologia, como as Engenharias e Arquitetura. Para Herique, a universidade deve formar os estudantes para a realidade, com foco no contexto. Isso é o que faz diferença na formação, na opinião do gestor. "Preparados para o mundo", disse. Mas, reconheceu que o foco segue sendo Fortaleza: "Existe uma certa confirmação de que esses alunos estão preparados para atuar nesse contexto. Nesse contexto, a qualidade da formação é indispensável", afirmou Henrique Sá.

Como funciona o Enade

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

- Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

- E questionário de perfil dos alunos.

 

LEIA TAMBÉM | Enade 2019: Uece alcança nota máxima em Enfermagem e Nutrição, dois dos quatro cursos avaliados

UFC atinge nota máxima em 50% dos cursos avaliados

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar