PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Enade 2019: UFC atinge nota máxima em 50% dos cursos avaliados

Dos 26 cursos da instituição avaliados, 13 receberam nota máxima dentro do conceito a que foram submetidos

20:26 | 20/10/2020
O curso de medicina é um dos que tiveram destaque no exame (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
O curso de medicina é um dos que tiveram destaque no exame (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

Um total de 13 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) atingiram conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2019. De acordo com informações dadas pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgadas pela entidade de ensino, nesta terça-feira, 20, foram avaliados 26 cursos da instituição no teste, das áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura.

Segundo órgão, entre os cursos que receberam nota máxima, dentro do conceito de avaliação a que foram submetidos, estão: Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. 

| LEIA MAIS |

Ceará tem maior evolução do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental

Rio reinicia hoje aulas para alunos do terceiro ano do ensino médio

Desses, os cursos de Enfermagem e Farmácia alcançaram ainda "o maior valor possível entre os intervalos de nota", chamado de "nota máxima contínua". Apenas o curso de Engenharia de Computação, de Fortaleza e Sobral, atingiu o conceito considerado mediano.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade busca avaliar o desempenho de cursos superiores em instituições brasileiras. Junto ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ele é ainda utilizado para analisar o valor do curso aos estudantes concluintes, mensurado pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Nessa avaliação, a UFC também teve destaques em relação a cursos que atingiram a nota 5, máxima. Conforme divulgado por entidade, os cursos de Engenharia e de Medicina, de campus como Fortaleza e Sobral, foram alguns dos que conquistaram esse resultado.