Participamos do

Confira o que funciona no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida

Lojas do Centro de Fortaleza terão funcionamento facultativo, enquanto supermercados, shoppings, padarias e restaurantes abrem normalmente
14:57 | Out. 07, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na próxima segunda-feira, 12 de outubro, ocorre o feriado nacional que marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. No Ceará, o funcionamento das lojas do Centro de Fortaleza será facultativo, mas a expectativa é de que estabelecimentos de produtos infantis estejam abertos ao público normalmente já que a data também celebra o Dia das Crianças.

Supermercados, shoppings, padarias e restaurantes recebem o público em horário habitual durante o feriado. Em Fortaleza, a frota de ônibus vai operar como em um dia de domingo, com redução de veículos, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os bancos estarão fechados.

Ainda na Capital, dois postos de saúde, no Centro e em Messejana, vão abrir durante o fim de semana e o feriado para vacinação contra sarampo e poliomielite. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão disponíveis para atendimentos de urgência e emergência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As escolas e universidades particulares do Estado decidiram por antecipar o Dia do Professor para a próxima terça-feira, 13. Sendo assim, os estudantes da rede privada de ensino terão um feriado prolongado no começo da semana que vem. Na rede pública, não haverá antecipação. 

O POVO reuniu informações sobre o funcionamento de outros órgãos e instituições no Ceará.

Supermercados
Os supermercados serão abertos normalmente, de acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Shoppings

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping (rede Ancar Ivanhoe)

Funcionam normalmente. Lojas e quiosques ficam abertos das 10 horas às 22 horas. Já a praça de alimentação funciona das 11 horas às 22 horas. O cinema opera de acordo com a programação.

Shopping Aldeota
Abre das 10 horas às 20 horas, tanto nas lojas e quiosques quanto na praça de alimentação. Enquanto isso, o supermercado funciona de 7 horas às 20 horas. O cinema, porém, será fechado.

Shopping Benfica
Opera normalmente, das 12 horas às 22 horas (lojas e quiosques) e das 10 horas às 22 horas (praça de alimentação). O shopping prepara uma série de programações especiais para as crianças, seguindo protocolos sanitários como uso de máscara e uso de álcool em gel devido à pandemia da Covid-19 .

No piso térreo acontecem oficinas gratuitas nos dias 11 e 12 de outubro, com atividades como: slimes (14 horas), arte em papel (15 horas) e artesanato de itens como bolsas, escudos de super-heróis e joguinhos (17 horas).

No dia 12 ocorre também oficina de pintura de gesso no 1º piso (16 horas). Neste mesmo dia, será realizado ainda o show infantil “Os heróis no conto de fadas” com música e teatro, às 18h30min, na praça de alimentação. A programação é gratuita e as vagas são limitadas, por ordem de chegada.

Além disso, de 8 a 14 de outubro, o pai ou a mãe, acompanhado (a) pelo filho (a) de até 12 anos paga meia no cinema do shopping. Para ter o benefício, é necessário apresentar documentação comprobatória do parentesco. A promoção não é cumulativa. Mais informações: 3243-1000 e shoppingbenfica.com.br

De 10 de outubro a 10 de novembro, a Galeria BenficArte sedia a exposição “Mundo Geek em Papel” com esculturas de personagens de histórias em quadrinhos e de ação de games feitos com papel (paper craft). A visitação é gratuita.

Shopping Iguatemi
Lojas, quiosques e praça de alimentação recebem o público normalmente, das 10 horas às 22 horas; praça de alimentação fica aberta das 11 horas às 22 horas e restaurantes das 11h30min às 22 horas.

Já o horário das salas de cinemas será das 14h30min às 20h30min. Os restaurantes estarão abertos de 11h30min às 22 horas e o Hipermercado Extra abrirá a partir de 7 horas seguindo até às 23 horas. No shopping, estarão fechados no feriado do dia 12 de outubro: Banco Itaú, Correios, Detran, Polícia Federal.

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy
Lojas, quiosques e praças de alimentação funcionam normalmente, das 10 horas às 22 horas. Já os restaurantes das 10 horas às 23 horas. As salas de cinema seguem a programação da rede Cinépolis, que disponibiliza horários e filmes no site www.cinepolis.com.br . Também já estão funcionando as operações de entretenimento infantil Clube das Estrelinhas e Game Station, no RioMar Fortaleza, e Planet Park, no RioMar Kennedy, todas com os protocolos sanitários determinados pelo governo estadual.

Shopping Del Paseo

As lojas e quiosques terão horário reduzido, de 12 horas às 20 horas. Já a praça de alimentação e o Café Viriato irão operar das 11 horas às 20 horas. As Lojas Americanas funcionam de 11 horas até 20 horas no feriado. Enquanto os Mercadinhos São Luiz abrem normalmente, de 7 horas às 22 horas. No local, a Extrafarma abre de 7 horas às 20 horas. Já a lotérica funciona entre 12 horas e 20 horas, e a Caixa Econômica Federal estará fechada. É possível solicitar pedidos em qualquer restaurante através do delivery e o estacionamento do shopping está gratuito aos sábados, domingos e feriados.

Outlet Premium Fortaleza
É aberto ao público normalmente, das 10 horas às 21 horas, tanto nas lojas e quiosques quanto na praça de alimentação.

Shopping Parangaba
Funciona em horário habitual, com lojas, quiosques e praça de alimentação abertos das 10 horas às 22 horas. Já o Aze Games funcionará das 11 horas às 22 horas. O cinema também opera normalmente, seguindo os horários de suas sessões, que podem ser consultadas em www.ucicinemas.com.br.

Postos de combustíveis
Abrem normalmente em todo o Estado, segundo informa o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

Padarias
Funcionam em horário normal. A informação é do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan).

Restaurantes e similares

Os restaurantes, barracas de praia e buffets estarão abertos normalmente, seguindo as regras protocolares fixadas pelo governo estadual e pelo Município de Fortaleza, conforme o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Ceará (Sindirest-CE). Os bares, no entanto, ainda não estão autorizados a abrir no Estado. 

FUNCIONAMENTO FACULTATIVO OU DE PLANTÃO

Enel Distribuição Ceará

A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado. Porém, as lojas de atendimento em Fortaleza e nos demais municípios estarão fechadas na segunda-feira, 12, e abrirão normalmente na terça-feira, 13. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 24 horas (0800 285 0196). A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado.

Também é possível falar com a Enel no WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender ingressando serviços como falta de energia, consulta de débitos, envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Centro
A abertura das lojas será facultativa para todo o comércio varejista, mas a expectativa é de que os estabelecimentos de artigos infantis funcionem.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), o horário de funcionamento é das 9 horas às 17 horas, sendo possível avançar além desse horário, segundo autorização concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Linhas de ônibus
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a frota programada para o dia 12 de outubro será semelhante a um dia de domingo, com frota reduzida e 50 veículos extra destinados a linhas com maior demanda.

Postos de saúde

Em Fortaleza, no fim de semana (10/10 e 11/10) e no feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida as unidades de Saúde Paulo Marcelo (Regional II) e Messejana (Regional VI) estarão abertas, das 8 horas às 17 horas, realizando vacinação.

A campanha de sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. Além disso, a campanha da poliomielite segue até o dia 30 deste mês nos 116 postos da Capital. Todas as crianças de um ano a menores de cinco podem atualizar seus esquemas vacinais, ficando protegidas contra a paralisia infantil. 

No fim de semana, pessoas com sintomas gripais podem procurar uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. As UPAs, localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor, são voltadas ao atendimento adulto e pediátrico em casos de urgência e emergência.

Serviço
Vacinação de 10 a 12 de outubro, das 8 horas às 17 horas

Posto Paulo Marcelo
Onde: rua 25 de Março, 607 - Centro
Contato: 3105-1455

Posto Messejana
Onde: rua Guilherme Alencar s/n - Messejana
Contato: 3474-2637


FECHAM

Escolas e universidades

Devem suspender atividades remotas durante o feriado de 12 de outubro. Na rede privada, haverá antecipação do feriado do Dia do Professor (15/10) para a próxima terça-feira, 13, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE).

Enquanto isso, na rede pública a Secretária da Educação do Estado (Seduc) esclarece que "as escolas têm autonomia para definir conforme o calendário de cada unidade escolar."

Bancos
Os bancos ficarão fechados no Dia de Nossa Senhora Aparecida, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE).

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)

Serão adotados horários diferenciados nas três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana. No dia 12 de outubro, não haverá operação do VLT de Sobral nem VLT do Cariri.

A companhia fornece álcool em gel 70% nos dispensadores dentro dos trens e estações para que os passageiros possam higienizar as mãos antes e após o uso das linhas como medida de prevenção ao coronavírus. Além disso, o uso de máscara é obrigatório e os lugares nos assentos (nas estações e nos vagões) estão demarcados para evitar a proximidade dos usuários.

O Metrofor recomenda aos usuários chegar à estação com pelo menos cinco minutos de antecedência. Alterações de horários de viagens poderão ocorrer em face de condições operacionais.

Confira os horários das linhas do Metrofor para o dia 12 de outubro:

LINHA SUL - 1º PERÍODO

Partindo do Carlito Benevides para a José de Alencar - Primeira Viagem - 7h30min/ Última Viagem - 12h00min.

Partindo da José de Alencar para Carlito Benevides - Primeira Viagem - 7h40min/ Última Viagem - 12h10min.

LINHA SUL - 2º PERÍODO

Partindo do Carlito Benevides para a José de Alencar - Primeira Viagem - 17h05min/ Última Viagem - 22h35min.

Partindo da José de Alencar para Carlito Benevides - Primeira Viagem - 17h15min / Última Viagem - 22h45min.

LINHA NORDESTE - VLT PARANGABA IATE - 1º PERÍODO

Partindo da Parangaba para o Iate - Primeira Viagem - 7h21min / Última Viagem -11h40min.

Partindo do Iate para a Parangaba - Primeira Viagem - 7h21min/ Última Viagem -11h40min.

LINHA NORDESTE - VLT PARANGABA IATE - 2º PERÍODO

Partindo da Parangaba para o Iate - Primeira Viagem - 17h00min / Última Viagem -22h15min.

Partindo do Iate para a Parangaba - Primeira Viagem - 17h00min/ Última Viagem -22h15mim.

LINHA OESTE - 1º PERÍODO

Partindo de Moura Brasil para Caucaia as viagens serão às 7h45min, 9h30min e 11h00min.

Partindo da Caucaia para Moura Brasil as viagens serão às 8h30min, 10h15min e 11h45min.

LINHA OESTE - 2ºPERÍODO

Partindo de Moura Brasil para Caucaia as viagens serão às 16h00min, 17h30min e 19h25min.

Partindo da Caucaia para Moura Brasil as viagens serão às 16h45min, 18h15min e 20h00min.

Enel Distribuição Ceará

A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado. Porém, as lojas de atendimento em Fortaleza e nos demais municípios estarão fechadas na segunda-feira, 12, e abrirão normalmente na terça-feira, 13. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 24 horas (0800 285 0196). A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. Também é possível falar com a Enel no WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender ingressando serviços como falta de energia, consulta de débitos, envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar