Participamos do

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa no Ceará nesta segunda-feira, 5

No Estado, a meta é de vacinar mais de 510 mil crianças de até cinco anos
16:11 | Out. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará deve iniciar nesta segunda-feira, 5, a vacinação de crianças de até 5 anos contra a poliomielite e a multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta vacinal.

Em combate à poliomielite, o Ceará espera vacinar até 510.895 crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções de pessoas contaminadas. A única forma de se prevenir o vírus é por meio da vacinação, que deve ser recebida entre os dois meses de vida até os cinco anos idade. Nos casos mais graves da doença, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Para receber a dosagem, é preciso comparecer em um posto de saúde com a caderneta de vacinação. Com o documento em mãos, os profissionais da unidade de saúde conseguem identificar quais vacinas as crianças e adolescentes devem receber. Durante a campanha, também serão oferecidas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Carmem Osterno, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a campanha é uma oportunidade para atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes, mas também dos adultos. “Os pais devem levar seus filhos para se proteger da paralisia, mas também para garantir a complementação do seu esquema vacinal. Os adolescentes também poderão ser vacinados contra doenças como meningite e HPV. Para os adultos, a campanha contra o sarampo”, explica Osterno.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar