Participamos do

Campanha de vacinação antirrábica em Fortaleza começa nesta sexta-feira; são 223 pontos para atendimento

O "Dia D" de vacinação antirrábica em cães e gatos ocorrerá neste sábado, 12, em 223 pontos estratégicos da Cidade. Box de zoonoses do posto Maciel de Brito, no Conjunto Ceará, marca início da Campanha
09:57 | Set. 11, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após reestruturação, box de zoonoses no posto de saúde Maciel de Brito volta a funcionar, em Fortaleza. O equipamento, vinculado à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fica localizado no bairro Conjunto Ceará. A partir desta sexta-feira, 11, os atendimentos na unidade voltam a ocorrer de forma gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos finais de semana e feriado. Com a reabertura, inicia-se a Campanha de Vacinação Antirrábica na Capital, que ocorrerá em 223 pontos estratégicos da Cidade.

Em 2019, 438 mil animais foram vacinados contra raiva no Município, entre cães e gatos, segundo dados da Secretaria de Saúde de Fortaleza. Para 2020, a meta de vacinação é de pelo menos 80% do número registrado no ano passado - ou seja, cerca de 351 mil animais. O Dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos acontece neste sábado, 12, a partir das 8 horas.

Leia também | Após reestruturação, box de Zoonoses volta a funcionar no Posto de Saúde Paulo Marcelo, em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a SMS, a campanha contra a raiva visa garantir a saúde dos animais e a proteção dos humanos, considerando que a imunização é a única maneira de prevenir animais de contraírem a doença. Dessa forma, evitando que ela seja transmitida aos humanos por meio da saliva e mordedura. Os principais sintomas da raiva são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia das patas traseiras.

Cuidados

 

Para que a vacinação ocorra de forma, alguns cuidados devem ser observados: o cão deve estar devidamente com a guia e coleira. Em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Já os gatos, precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. A idade mínima para vacinação dos animais é de três meses, frisa a SMS. Se o animal estiver doente, não deve ser levado para a vacinação.

Box de zoonoses no Posto Maciel de Brito

 

O box de zoonoses anexo ao posto Maciel de Brito, localizado no Conjunto Ceará, esteve com atividades suspensas para serviços de reestruturação. Com a intervenção concluída, a unidade volta a atender com orientações veterinárias, vacinação antirrábica, exames para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), e aplicação de medicamentos.

O espaço recebeu a requalificação da parte elétrica e hidráulica, além da adequação e ampliação das salas para procedimentos de atendimento animal e de espera para os proprietários. A expectativa é que sejam atendidos até 50 animais, diariamente, com equipe de profissionais qualificados para a realização dos serviços. Também nesta quarta-feira, 9, foi entregue a reestruturação do box de Zoonoses anexa ao posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro. As duas unidades contam com atendimento diário, das 8h às 17h, incluindo finais de semana e feriados.

Serviço

 

Clique aqui para baixar o PDF.

Confira onde estão localizadas as unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em Fortaleza

Regional I
Box no Posto de Saúde João Medeiros
Endereço: Av. I, 982 - Vila Velha
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 13h às 17h

Regional II
Box no Posto de Saúde Paulo Marcelo
Endereço: Rua 25 de Março, 607 – Centro
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo de almoço), inclusive finais de semana e feriado

Box no Posto de Saúde Rigoberto Romero
Endereço: Rua Alameda das Graviolas, 195 - Cidade 2000
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Obs: A Regional II conta ainda com dois pontos de apoio nos postos de saúde Pio XXII, localizado na Rua Belizário Távora, s/n e Aída Santos, localizado na Rua Trajano de Medeiros, 813 - Vicente Pinzon, ambos de 8h às 17h.

Regional III
Box no Autran Nunes
Endereço: Av. da Liberdade, 65 - Autran Nunes
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Regional IV
Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ (sede)
Endereço: Rua Betel, 2980 - Maraponga
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo para almoço), inclusive finais de semana e feriados

Regional V
Box no José Walter
Endereço: Av. D, 300 - 2ª etapa José Walter Endereço: Av. D, 300 - 2ª
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Box no Conjunto Ceará Endereço: Av. A, s/n - Conj. Ceará
Endereço: Av. A, s/n – Conj. Ceará
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo para almoço), inclusive finais de semana e feriados

Regional VI
Box na Messejana
Endereço: Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 - Messejana
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar