Participamos do

Após reestruturação, box de Zoonoses volta a funcionar no Posto de Saúde Paulo Marcelo, em Fortaleza

Na próxima sexta-feira será entregue a reforma do box de zoonose do Conjunto Ceará, anexo ao posto Maciel de Brito, na Regional V. Na ocasião, haverá o lançamento da Campanha de Vacinação Antirrábica
09:49 | Set. 09, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O box de Zoonoses anexo ao posto de saúde Paulo Marcelo, em Fortaleza, volta a funcionar de forma gratuita de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, e aos fins de semana e feriados. O equipamento, vinculado à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esteve com atividades suspensas para serviços de reestruturação. Com a intervenção concluída, a unidade volta a atender com orientações veterinárias, vacinação antirrábica, exames para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), e aplicação de medicamentos.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, os serviços retornam a partir desta quarta-feira, 9. O gerente da célula de vigilância ambiental, Atualpa Soares, acrescenta que a reforma do equipamento era uma demanda recorrente da população e precisava de melhorias. “A importância deste equipamento para a população é de reforçar a vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas entre os animais, além de orientar e esclarecer sobre os transtornos envolvidos”, salienta o gerente, em nota.

Leia também | Atendimentos presenciais na Casa da Mulher Brasileira são retomados gradativamente

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O espaço recebeu a requalificação da parte elétrica e hidráulica, além da adequação e ampliação das salas para procedimentos de atendimento animal e de espera. De acordo com SMS, a expectativa é que sejam atendidos até 50 animais, diariamente, com equipe de profissionais qualificados para a realização dos serviços.

Campanha de Vacinação Antirrábica

 

Também nesta semana será entregue a reforma do box de zoonose do Conjunto Ceará, anexo ao posto Maciel de Brito, na Regional V. Na ocasião, prevista para a próxima sexta-feira, 11, haverá o lançamento da Campanha de Vacinação Antirrábica.

Conforme a SMS, Fortaleza conta atualmente com dez unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZs) distribuídas nas sete regionais. Todas funcionam como postos avançados para coleta de exames de calazar e para vacinação antirrábica, das 8h às 17 horas.

A sede do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e os boxes das Regionais II e IV possuem veterinários para avaliação clínica nos períodos da manhã e tarde e nos fins de semana e feriados.

Serviço

 

Confira onde estão localizadas as unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em Fortaleza

Regional I


Box no Posto de Saúde João Medeiros
Endereço: Av. I, 982 - Vila Velha
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 13h às 17h

Regional II


Box no Posto de Saúde Paulo Marcelo
Endereço: Rua 25 de Março, 607 – Centro
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo de almoço), inclusive finais de semana e feriado

Box no Posto de Saúde Rigoberto Romero
Endereço: Rua Alameda das Graviolas, 195 - Cidade 2000
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Obs: A Regional II conta ainda com dois pontos de apoio nos postos de saúde Pio XXII, localizado na Rua Belizário Távora, s/n e Aída Santos, localizado na Rua Trajano de Medeiros, 813 - Vicente Pinzon, ambos de 8h às 17h.

Regional III


Box no Autran Nunes
Endereço: Av. da Liberdade, 65 - Autran Nunes
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Regional IV


Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ (sede)
Endereço: Rua Betel, 2980 - Maraponga
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo para almoço), inclusive finais de semana e feriados

Regional V


Box no José Walter
Endereço: Av. D, 300 - 2ª etapa José Walter Endereço: Av. D, 300 - 2ª
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Box no Conjunto Ceará Endereço: Av. A, s/n - Conj. Ceará
Endereço: Av. A, s/n – Conj. Ceará
Atendimento veterinário: segunda a sexta-feira, 8h às 17h (com intervalo para almoço), inclusive finais de semana e feriados

Regional VI


Box na Messejana
Endereço: Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 - Messejana
Atendimento veterinário: segunda a sexta, 8h às 12h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar