Participamos do

Trecho de obra do Riacho Maceió, no Mucuripe, será entregue até o fim deste ano

No total, todas as intervenções serão concluídas até fevereiro de 2022. O dinheiro necessário para a obra, R$ 22 milhões, já está no tesouro municipal
14:23 | Ago. 13, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Parte da obra do Parque Riacho Maceió será entregue até dezembro deste ano, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. O trecho compreendido entre a avenida Álvaro Correia e a rua João Arruda, no Mucuripe, receberá intervenções urbanísticas até essa data. O tratamento da água e a criação de um muro de contenção, também conhecido como gabião, têm prazo para entrega até o fim da obra, em fevereiro de 2022.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, por meio do Facebook, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) afirmou que a obra é uma demanda já antiga da comunidade e tem potencial para “transformar os destinos da Varjota”. O chefe do Executivo municipal garantiu que a obra têm dinheiro em caixa, obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para execução de toda a intervenção. No total, serão investidos R$ 20 milhões.

Veja vídeo de maquete eletrônica após a obra

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Vamos fazer a limpeza do riacho, toda a recuperação ambiental e o principal: a urbanização das margens laterais. Transformar o espaço de acúmulo de resíduo e lixo em um espaço público, de lazer para a comunidade”, disse o prefeito. Entre as intervenções, a região receberá calçadão, pista de cooper, academias ao ar livre e quadra poliesportiva.

Sobre a obra

O projeto prevê também o tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes
O projeto prevê também o tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza )

Com ordem de serviço assinada nesta manhã, o Parque Riacho Maceió, localizado entre a rua Tavares Coutinho até a avenida Abolição, em Fortaleza, contará com mais 97 mil m² de área urbanizada, incluindo espaços de lazer e bem estar, além de 53 mil m² de área verde. A área ocupa três bairros da capital: Meireles, Varjota e Mucuripe.

O parque terá pequenas praças com ambiente multiuso, parque infantil, food park com vagas para food trucks, jardins para piqueniques e cachorródromo, destinado ao lazer de cães e pessoas. O oratório de Nossa Senhora das Graças existente no local será restaurado e o muro de contenção do Riacho Maceió será reforçado para auxiliar no ordenamento do curso do manancial.

Além das obras de drenagem, que vão facilitar o deságue das águas pluviais no canal, o projeto prevê tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes. "O processo consiste na separação de resíduos sólidos, filtragem por meio da implantação de vegetação natural e instalação de sistema de tratamento Ultravioleta (UV)", diz a gestão municipal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar