PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Trecho de obra do Riacho Maceió, no Mucuripe, será entregue até o fim deste ano

No total, todas as intervenções serão concluídas até fevereiro de 2022. O dinheiro necessário para a obra, R$ 22 milhões, já está no tesouro municipal

Leonardo Maia
14:23 | 13/08/2020
Prefeito anunciou prazo para conclusão da obra em coletiva nesta manhã, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, e do vereador John Monteiro (PDT). (Foto: Reprodução/Facebook)
Prefeito anunciou prazo para conclusão da obra em coletiva nesta manhã, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, e do vereador John Monteiro (PDT). (Foto: Reprodução/Facebook)

Parte da obra do Parque Riacho Maceió será entregue até dezembro deste ano, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. O trecho compreendido entre a avenida Álvaro Correia e a rua João Arruda, no Mucuripe, receberá intervenções urbanísticas até essa data. O tratamento da água e a criação de um muro de contenção, também conhecido como gabião, têm prazo para entrega até o fim da obra, em fevereiro de 2022.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, por meio do Facebook, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) afirmou que a obra é uma demanda já antiga da comunidade e tem potencial para “transformar os destinos da Varjota”. O chefe do Executivo municipal garantiu que a obra têm dinheiro em caixa, obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para execução de toda a intervenção. No total, serão investidos R$ 20 milhões.

Veja vídeo de maquete eletrônica após a obra

“Vamos fazer a limpeza do riacho, toda a recuperação ambiental e o principal: a urbanização das margens laterais. Transformar o espaço de acúmulo de resíduo e lixo em um espaço público, de lazer para a comunidade”, disse o prefeito. Entre as intervenções, a região receberá calçadão, pista de cooper, academias ao ar livre e quadra poliesportiva.

Sobre a obra

O projeto prevê também o tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes
O projeto prevê também o tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza )

Com ordem de serviço assinada nesta manhã, o Parque Riacho Maceió, localizado entre a rua Tavares Coutinho até a avenida Abolição, em Fortaleza, contará com mais 97 mil m² de área urbanizada, incluindo espaços de lazer e bem estar, além de 53 mil m² de área verde. A área ocupa três bairros da capital: Meireles, Varjota e Mucuripe.

O parque terá pequenas praças com ambiente multiuso, parque infantil, food park com vagas para food trucks, jardins para piqueniques e cachorródromo, destinado ao lazer de cães e pessoas. O oratório de Nossa Senhora das Graças existente no local será restaurado e o muro de contenção do Riacho Maceió será reforçado para auxiliar no ordenamento do curso do manancial.

Além das obras de drenagem, que vão facilitar o deságue das águas pluviais no canal, o projeto prevê tratamento hídrico das águas do riacho, para eliminar poluentes. "O processo consiste na separação de resíduos sólidos, filtragem por meio da implantação de vegetação natural e instalação de sistema de tratamento Ultravioleta (UV)", diz a gestão municipal.