PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

HGF retoma atendimentos emergenciais na obstetrícia

Os serviços oferecidos incluem acolhimento com classificação de risco, atendimento com equipe obstétrica, salas de observação e salas de medicação

09:16 | 28/07/2020
Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (Foto: arquivo)
Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (Foto: arquivo)

 

A emergência obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) retomou os atendimentos à população em geral, conforme informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nessa segunda-feira, 27. Por causa da pandemia de Covid-19, o serviço estava recebendo pacientes apenas via Central de Regulação do Estado.

A emergência obstétrica do HGF tem uma média de 1.300 atendimentos mensais e conta com serviços como acolhimento com classificação de risco, atendimento com equipe obstétrica, salas de observação e salas de medicação.

A mudança de perfil do atendimento no início da pandemia está entre as estratégias adotadas pela direção do hospital no combate ao coronavírus. O espaço físico onde funciona a emergência obstétrica foi adaptado e utilizado como emergência Covid, proporcionando uma divisão no fluxo de entrada dos pacientes da unidade, segundo a diretora-técnica do HGF, Judith Caetano.

Segundo a Sesa, em virtude da diminuição dos atendimentos de emergência a pacientes com Covid-19 no HGF, foi possível retomar o perfil porta aberta do atendimento emergencial do serviço de obstetrícia.

Dessa forma, o serviço retomou ao que era antes da pandemia, mas com algumas adaptações, como a classificação de risco para pacientes com sintomas gripais.

Além disso, foi reservada uma sala de isolamento para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 e que precisem de atendimento obstétrico ou tenha outras intercorrências durante a gravidez.

De acordo com a ginecologista e obstetra e chefe do serviço de obstetrícia do HGF, Shirley Bruno, o atendimento obstétrico da unidade não parou durante a pandemia. Apesar da mudança de perfil, as grávidas continuaram sendo atendidas por meio da Central de Regulação do Estado.

LEIA TAMBÉM | Sob críticas, ala pediátrica do HGF será transferida para o Hospital Albert Sabin 

Serviço

Emergência Obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Onde: rua. Ávila Goulart, 900 - Papicu, Fortaleza
Contato: (85) 3101 3271 / (85) 3101 3345