Participamos do

Confira como voltam autoescolas e academias após liberação em decreto em Fortaleza

Por problemas técnicos com o Detran, autoescolas devem voltar só na terça-feira. Academias limitam alunos com agendamentos e espaçamento de 12 m² entre as pessoas

Autorizadas a voltar a funcionar a partir desta segunda-feira, 27, autoescolas e academias se adequam para garantir segurança sanitária de clientes e funcionários. Tempo reduzido e atendimento individual, além de indicação de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão entre as medidas para a retomada, confira como estão equipados os locais.

Academias

Nas academias, apenas algumas atividades estão permitidas, como crossfit, musculação, ioga e fitdance, em que o exercício é individual. Para utilização dos equipamentos, os clientes devem limpar antes e depois do uso com álcool em gel disponíveis no local. Fica vetado o compartilhamento de equipamentos, como em casos de lançamento de objeto entre os alunos. Objetos de uso pessoal também não podem ser divididos como garrafa de água e toalhas. Nas unidades visitadas pelo O POVO nesta segunda-feira, 27, foi possível constatar um movimento reduzido de alunos, mas que as medidas de segurança sanitárias estão sendo seguidas rigorosamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Das 800 academias em Fortaleza, 300 devem reabrir nesse primeiro momento, afirma o vice-presidente do Sindicato das Academias (Sindifit-CE), José Airton Fernandes. A expectativa é de que o restante deva abrir ao longo da semana.

O desafio, segundo ele, são as academias de pequeno porte. "Elas tem uma situação mais complexa porque tem foco em um grupo. Se esse grupo, de musculação e ginástica, for de terceira idade, é mais preocupante. Se for mais jovem, mais tranquilo", especifica. O sentimento agora, para ele, é de preocupação com o futuro, mas também de esperança. 

LEIA MAIS | Profissionais de Educação Física se manifestam pela reabertura de academias em Fortaleza

Segundo o decreto estadual, só 30% da capacidade deve funcionar e deve ser respeitado o distanciamento de dois metros entre alunos e professores nas áreas de peso livre. A fundadora da AYO Fitness Club e representante do Sindicato das academias (Sindifit-CE), Sasha Reeves, explica que deve ser mantido, independente do tamanho da academia, 12 metros quadrados entre as pessoas. Por ter 600 m² em seu estabelecimento, serão permitidos 50 alunos simultaneamente. Ela ressalta que em outras academia o número vai variar, seguindo o mesmo cálculo. O agendamento também é outra medida para limitar o número de clientes.

Além disso, o uso de máscara para alunos e funcionários também é obrigatório. Em meio às restrições, a fundadora comemora o retorno. “Nas nossas redes sociais, as pessoas pediam muito o retorno, estão sentindo falta. 60% dos alunos já disseram que pretendem voltar à atividade, respeitando e se adaptando aos novos protocolos”, afirma.

Uma das que voltou à atividade foi a psicóloga Mayara Rios. Ela conta que sempre teve uma rotina de exercícios muito intensa e não parou em casa, mas que o ambiente da academia incentiva ainda mais a continuidade dos exercícios. "É mais divertido, é mais dinâmico malhar com outras pessoas, em vez de estar sozinha em casa. Acaba que você se sente mais motivado para fazer dietas e seguir a rotina de antes", afirma. 

Autoescolas

Por problemas burocráticos envolvendo as instituições e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), as autoescolas só devem recomeçar nesta terça-feira, 22. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins, explica que elas foram avisadas que voltariam no sábado, 25, e o sistema que é utilizado está bloqueado. “Nós dependemos dele, mas iremos resolver com o Detran, esperamos que até o fim do dia, já estará funcionando,” afirma.

Martins ressalta que as aulas teóricas, outra parte do processo de habilitação, vai acontecer de forma remota e totalmente online. A previsão é de que ainda esta semana, entre quarta e quinta-feira, o sistema de integração de monitoramento comece a funcionar e o ensino a distância seja implementado na prática.

Segundo ele, as 135 escolas devem voltar e só esperam o retorno do sistema para disponibilizar as aulas. "Os donos já compraram os EPIs e já distribuíram para os funcionários. Há também, além da máscara de pano, a indicação da utilização da proteção do rosto todo com viseiras de plástico (faceshield)", explica o presidente.

Para as aulas práticas, tanto alunos como instrutores devem utilizar máscaras e higienizar as mãos, seja lavando ou usando álcool em gel, antes e depois de cada aula. A substância deve estar disponível também dentro dos carros, para a utilização durante o período. É recomendado também manter as janelas abertas. Caso seja necessário o uso do ar-condicionado, o aparelho deve ter limpeza intensificada e deverá ser usando na função “ventilação aberta”.

A cartilha que contém as indicações orienta que após cada aula prática, o interior do veículo deve ser limpo com água e sabão ou desinfetado com álcool a 70%, principalmente volante, marcha, freio de mão, painel, retrovisores, cintos de segurança, maçanetas internas e externa dos veículos.

Cautela

Em entrevista à rádio O POVO CBN, nesta segunda-feira, 27, o médico infectologista do, do Hospital São José (HSJ), Keny Colares, analisou que existe uma necessidade emocional e subjetiva de se voltar às atividades, mas devem ser respeitados e seguidos todos os protocolos para que o número de casos não volte a crescer. "No mundo tudo, em momentos diferentes, vem fazendo esse processo de reabertura, e alguns países tiverem que retroceder por uma nova onda. Por isso, essa retomada precisa ser a mais lenta possível", disse.

 

 

Segundo ele, por ter passado muito tempo tempo em casa, a população tende a sair de forma mais rápida e conjunta, gerando aglomerações. " A gente fica preocupado que isso possa trazer a doença agora ou em breve. Seguir esse planejamento de abertura gradual com muita atenção e é importante contar com a população nesse sentido", ressalta.

Com informações de Ítalo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar