Participamos do

Obras viárias serão retomadas gradualmente a partir desta segunda-feira, 8

Mesmo caracterizadas como essenciais, a maioria das obras viárias foi paralisada por questões logísticas relacionadas à Covid-19 no Ceará

Com a retomada da economia, a Prefeitura de Fortaleza anunciou também a volta gradual de obras prioritárias, paralisadas pelo avanço da pandemia de Covid-19 no Ceará. A maioria delas é de obras viárias, como as das avenidas Desembargador Moreira e Alberto Craveiro, que envolvem drenagem e pavimentação.

Por terem caráter essencial, as intervenções continuaram em execução até um pouco depois de março, mas logo foram interrompidas por questões logísticas, como fechamento de fornecedores durante o isolamento social e o fato de alguns funcionários morarem em outros municípios. De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Manuela Nogueira, as atividades serão retomadas gradualmente a partir da próxima segunda-feira, 8, até o final de junho.

Em alguns canteiros, a abertura será com apenas 30% dos funcionários, outras com 50%, a depender do tipo de obra. “Eu tenho obra com gente trabalhando no próprio viaduto, na Alberto Craveiro, na Raul Barbosa, outros no caminho do Castelão… É uma grande frente de serviço, onde posso espalhar os funcionários e não ter aglomeração”, explica a titular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já em relação às medidas de segurança, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informa que irá reforçar a obrigação do uso de máscaras de proteção aos funcionários, já comum na engenharia civil, assim como a manutenção de distância mínima sempre que possível. Também serão desenvolvidas escalas de almoço, para evitar aglomerações no refeitório.

Calendário de entrega

A entrega da obra da avenida Alberto Craveiro estava prevista para maio deste ano, mês em que completou um ano sendo reestruturada. Com a paralisação de três meses, Manuela avalia que mais um trimestre deve ser adicionado no prazo para finalização.

“Até o final de junho a gente vai ter como saber realmente os prazos de cada uma delas”, informa a secretária. Ela reforça que, assim como as fases de liberação propostas pelo governador Camilo Santana (PT) dependem do próprio cenário epidemiológico do Estado, o cronograma da Seinf também será guiado pelo avanço da pandemia de Covid-19.

No entanto, o objetivo é aproveitar as vias mais desafogadas pela continuidade do isolamento social para avançar nas reestruturações. “Nós tratamos as obras viárias como essenciais para que até final de julho tenhamos bastante dessas obras bem adiantadas, para quando todo o trânsito voltar, em um horizonte otimista, tenhamos menos interferências”, conclui Manuela.

Obras na área da Educação

Além das obras viárias, a Prefeitura também anunciou a construção de novas creches e a implantação de mais Escolas de Tempo integral (ETIs). Ainda, informou que irá reformar alguns prédios escolares prioritários, indicados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O POVO entrou em contato com a pasta para mais informações sobre quais bairros e instituições serão assistidos.

Em nota, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informou que, atualmente, existem 34 equipamentos de educação em construção em Fortaleza, sendo 23 Centros de Educação Infantil (CEI) e 11 Escolas de Tempos Integral (ETI). "Além dos novos equipamentos, a Seinf realiza ainda a reforma de mais três escolas: ETI Antonieta Cals, no bairro São João do Tauape, ETI Antonio Almeida Lustosa, no bairro Granja Lisboa, e Escola Maria Socorro Alves, no bairro Bonsucesso".


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar