PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Feriados antecipados em Fortaleza: confira o que abre e fecha nesta quarta e quinta-feira

O feriado de Corpus Christi será nesta quarta-feira, 27 de maio. O dia de Nossa Senhora de Assunção será na quinta-feira, 28 de maio. Os feriados em Fortaleza seriam normalmente em 11 de junho e 15 de agosto, respectivamente

22:27 | 26/05/2020
Lotéricas funcionarão quarta e quinta em Fortaleza mesmo com feriados antecipados (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Lotéricas funcionarão quarta e quinta em Fortaleza mesmo com feriados antecipados (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

Serão antecipados para esta quarta, 27 de maio (27/05), e quinta, 28 de maio (28/05), dois feriados religiosos, comemorados no segundo semestre do ano, em Fortaleza. Os dias de Corpus Christi (11 de junho) e de Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) ocorrerão nesta semana como forma de dar um reforço no isolamento social provocado pelo coronavírus, evitando uma maior circulação pela Cidade. 

Confira o que abre e fecha em Fortaleza durante os feriados:

Supermercados 

Os supermercados em Fortaleza estarão funcionando normalmente. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os estabelecimentos só fecham nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Em todos os demais feriados o funcionamento é normal. As informações são da Associação Cearense de Supermercados (Acesu). 

Shoppings

Os shoppings, que estão funcionando por drive-thru desde o início dos decretos de fechamento temporário, não disponibilizarão o serviço nos feriados.

Correios

O atendimento ao cliente dos Correios afirma que as unidades não estarão funcionando nos feriados antecipados. Logo, algumas encomendas podem chegar apenas na sexta-feira, 29.

Farmácias

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Farmácias, Drogarias, Perfumarias, Similares e Manipulações do Ceará (Sindusfarma-CE) afirmou que as farmácias estarão em funcionamento normal durante os feriados.

Postos de Gasolina

O Sindipostos-CE afirma que todos os postos de gasolina estarão funcionando normalmente.

Enel

Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros, estarão trabalhando nos feriados, além do serviço de atendimento ao cliente. Lojas físicas estarão fechadas. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196). Um número de WhatsApp também está disponível para atendimento. Enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender ingressando serviços como: Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Cagece

Lojas físicas e núcleos da Cagece estarão fechados, e o atendimento acontecerá de forma virtual ou por contato telefônico. Estão disponíveis para atendimento a Central de Atendimento (0800.275.0195), pelo atendimento virtual da Gesse (assistente virtual da companhia), através do endereço www.cagece.com.br, e pelo Cagece App (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android).

Ceasa

A assessoria de comunicação da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) afirma que estará funcionando normalmente durante os feriados antecipados.

Bancos

Segundo a Prefeitura, bancos terão funcionamento normal

Casas lotéricas

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as casas lotéricas vão abrir normalmente

Postos de saúde

A Prefeitura de Fortaleza divulgou quais são os postos de saúde que funcionarão em cada regional. Confira:

Regional I
João Medeiros – Avenida I, 982 – Vila Velha
Guiomar Arruda – Rua Gal. Costa Matos, 6 – Pirambu

Regional II
Rigoberto Romero – Rua Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000

Regional III
Anastácio Magalhães – Rua Delmiro de Farias, 1679 – Rodolfo Teófilo (dispõe de vacina antirrábica)
Licínio Nunes – Rua 6, s/n – Quintino Cunha
Meton de Alencar – Rua Perdigão Sampaio, 820 – Antônio Bezerra

Regional IV
Antônio Ciríaco de Holanda – Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba (funciona na quarta-feira)
Luis Costa – Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica (funciona na quinta-feira)

Regional V
Maciel de Brito – Avenida A, s/n – 1ª etapa Conjunto Ceará
Régis Jucá – Avenida I , 618 – Mondubim

Regional VI
Luís Franklin – Rua Alexandre Vieira, s/n – Coaçu
Jangurussu – Rua Estrada do Itaperi , 146 – Passaré

Aprovada antecipação de feriados em Fortaleza para amanhã e depois de amanhã

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou a antecipação de dois feriados religiosos municipais na Capital para amanhã e depois de amanhã. A intenção é reduzir a circulação em Fortaleza na prevenção da pandemia de Covid-19. O feriado de Corpus Christi será nesta quarta-feira, 27 de maio. O dia de Nossa Senhora de Assunção será na quinta-feira, 28 de maio. Os feriados seriam normalmente em 11 de junho e 15 de agosto, respectivamente.

Votaram a favor: Adail Junior, Bá, Benigno Júnior, Carlos Mesquita, Cláudia Gomes, Didi Mangueira, Dr Eron, Dr. Porto, Elpídio Nogueira, Emanuel Acrízio, Esio Feitosa, Evaldo Lima, Frota Cavalcante, Gardel Rolim, Guilherme Sampaio, Iraguassu Filho, John Monteiro, José Freire, Larissa Gaspar, Libânia, Marcelo Lemos, Márcio Cruz, Marília do posto, Michel Lins, Odécio Carneiro, Paulo Martins, Professor Elói, Raimundo Filho, Renan Colares, Ronivaldo Maia, Zier Férrer

Votaram contra: Plácido Filho, Priscila Costa, Sargento Reginauro, Julierme Sena, Dummar Ribeiro, Jorge Pinheiro

Para o prefeito Roberto Cláudio, a antecipação de feriados auxilia a retomada da economia.

Posição da Arquidiocese sobre os feriados

A assessoria do arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio, afirmou que os dias santos prevalecem para a Igreja, porém os feriados são de competência das autoridades civis. Também foi informado que a Caminhada Com Maria virá a acontecer a depender da situação da pandemia no Ceará. A comunicação informou que suspenderá a celebração de Corpus Christi que aconteceria no próximo mês, “porque o que deve permanecer é a vida”.

Feriado de Corpus Christi (feriado de 11 de junho para 27 de maio)

É a celebração do sacramento da eucaristia. A expressão latina significa Corpo de Cristo. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho". Ocorre normalmente 60 dias após a Páscoa.

A comemoração remonta ao século XIII e teria sido instituída com base em visões da freira belga Juliana de Mont Cornillon, que traziam mensagens da necessidade de uma data para festejar o sacramento.

Dia de Nossa Senhora da Assunção (feriado de 15 de agosto para 28 de maio)

No feriado do dia de Nossa Senhora de Assunção, os católicos de Fortaleza celebram o dia de sua padroeira. O Feriado comemora a subida aos céus de Maria, mãe de Jesus Cristo, conforme a tradição cristã, em 15 de agosto de 43 d.C.

A padroeira batizou o Forte de Nossa Senhora de Assunção, estrutura construída pelos holandeses em 1649, antes chamado Schoonemborch, nome do então governador das colônias dos Países Baixos no Nordeste. O nome católico foi alterado pelos portugueses, após a expulsão dos ocupantes holandeses protestantes.  Em torno da construção Fortaleza se desenvolveu. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >