Participamos do

Litoral de Fortaleza e Sertão Central registram maiores chuvas do Ceará entre sábado e domingo

O Cariri foi a região que menos contabilizou chuvas, tendo somente dois municípios registrados na lista da dez maiores precipitações
09:21 | Mai. 17, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará registrou chuva em 46 municípios entre sábado, 16, e domingo, 17, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 8h30min deste domingo. Aquiraz, no Litoral de Fortaleza, e Crateús, no Sertão Central e Inhamuns, foram os municípios com a maior precipitação, registrando 65 milímetros e 52,4 mm, respectivamente.

O Cariri foi a região que menos contabilizou chuvas, tendo somente dois municípios registrados na lista da dez maiores precipitações: Altaneira, com 17 mm, e Cariús, com 13 mm. O Estado registrou precipitações parecidas entre sexta, 15, e sábado, 16. Aquiraz, que havia registrado 66 mm, segue entre as maiores chuvas resgistradas.

As chuvas no Estado estavam em nível reduzido até o começo da semana, condição causada pelo atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Previsão

Segundo a Funceme, as chuvas devem seguir durante o fim de semana devido ao Sistema Convectivo de Mesoescala (SMC), uma espécie de complexo de chuvas comuns na América do Sul, que se formou próximo à costa norte do Nordeste.

Leia também | Funceme: Ceará segue com tempo favorável para chuvas no fim de semana

A previsão para este domingo é de chuvas isoladas nas regiões do Cariri e Ibiapaba, com predomínio de nebulosidade em todas as regiões. Já Fortaleza também deve registrar nebulosidade variável, mas com possibilidade de chuva.

Para segunda-feira, 17, os litorais de Fortaleza e do Pecém, como também as regiões Jaguaribana e Maciço de Baturité seguem com possibilidades de chuva. Nas demais regiões, a possibilidade é de chuvas isoladas.

Veja as 10 maiores chuvas de sábado pra domingo:

Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 65.0 mm
Crateús (Posto: Irapua) : 52.4 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 52.0 mm
Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 45.0 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 37.0 mm
Tianguá (Posto: Tiangua) : 30.2 mm
Ararendá (Posto: Santo Antonio) : 29.4 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 24.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 24.0 mm
Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 23.0 mm

Fonte: Funceme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar