PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Condição de chuvas mais reduzidas deve continuar nesta semana, aponta Funceme

O cenário vem sendo observado desde os últimos dias de abril

Ismia Kariny
13:22 | 11/05/2020
FORTALEZA, CE, 19-06-2015: Prédios na orla da Avenida Beira Mar para o Imóveis. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)
FORTALEZA, CE, 19-06-2015: Prédios na orla da Avenida Beira Mar para o Imóveis. (Foto: Camila de Almeida/O POVO) (Foto: Camila De Almeida)

Ceará volta a ter condições desfavoráveis para chuva, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Essa tendência de menores acumulados nos municípios cearenses ocorre devido ao atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se localizada ao Norte da Linha do Equador. Segundo a Funceme, a ZCIT é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará.

Embora a ZCIT esteja influenciando pouco nas precipitações do Estado, a Funceme destaca que a faixa litorânea pode apresentar registros devido à atuação de áreas de instabilidade relacionadas à brisa marítima. Dessa forma, ainda nesta segunda-feira, 11, há expectativa de chuvas no litoral cearense. Ao longo do dia, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável. Esse cenário deve se repetir até a próxima terça-feira, 12.

Já na quarta, 13, a possibilidade de chuvas deve se estender para as macrorregiões do Maciço de Baturité e Ibiapaba, respectivamente ao Nordeste e Oeste do Ceará. Para esse dia, é esperado o cenário de nebulosidade variável em todo o Estado. Entre a terça e a quarta-feira, a Funceme indica tendência de precipitações nos períodos da madrugada e início da manhã.