Participamos do

Litoral e Sertão Central registram chuvas de sexta para sábado

A 15 dias do fim de maio, todas as macrorregiões do Estado estão pelo menos 69% abaixo da média histórica para o período, segundo a Funceme

Choveu em 35 municípios do Ceará no acumulado de sexta-feira, 15, para sábado, 16, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação do período, de 66 milímetros (mm), foi registrada em Aquiraz, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. O Estado segue com condições favoráveis para chuvas durante o fim de semana.

Em Fortaleza, o maior índice de chuva foi registrado no posto de Messejana, com marca de 34,8 mm entre as 7 horas da manhã dessa sexta-feira, 15, e o mesmo horário deste sábado, 16. Já no Sertão Central, uma das regiões historicamente mais secas do Ceará, oito municípios registraram chuvas. Os maiores registros foram em Piquet Carneiro (45 mm), Pedra Branca (41 mm) e Quixeramobim (20 mm).

Entre os maiores registros do dia, municípios do litoral tiveram destaque. Fortim e Beberibe, localizados no Litoral Leste, tiveram precipitações significativas: Fortim registrou a segunda maior chuva do dia, com 56 mm, e Beberibe atingiu o índice de 33 mm.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A 15 dias do fim do mês de maio, todas as macrorregiões do Estado estão pelo menos 69% abaixo da média histórica para o período. A situação mais crítica é vivida pelos moradores do Sertão Central e Inhamuns, onde choveu apenas 10% do que era esperado para o mês inteiro.

Previsão

Ceará tem condições favoráveis para chuvas no fim de semana. Neste sábado, o Estado deve registrar predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Cariri. Nas demais regiões, eventos de chuva. Já no domingo, o território cearense passa a ter chuva isolada também no Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri. Os eventos de chuva devem continuar em todas as regiões.

Na Capital, o céu vai variar de nublado a parcialmente nublado com eventos de chuva neste sábado. O atual cenário se dá pela atuação de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SMC) que se formou próximo à costa norte do Nordeste. Segundo a Funceme, o sistema é composto por nuvens do tipo Cumulonimbus, que são favoráveis às precipitações.

Veja as 10 maiores chuvas no dia:

Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 66.0 mm

Fortim (Posto: Fortim) : 56.0 mm

Piquet Carneiro (Posto: Acude Sao Jose Ii) : 45.0 mm

Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 42.0 mm

Pedra Branca (Posto: Mineirolandia) : 41.0 mm

Mulungu (Posto: Mulungu) : 36.0 mm

Fortaleza (Posto: Messejana) : 34.8 mm

Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 33.0 mm

Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 33.0 mm

Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 31.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar