Participamos do

Obras de requalificação do Parque Rachel de Queiroz têm início

A assinatura da ordem de serviço foi feita hoje,10, pelo prefeito Roberto Cláudio; Quatro dos seis setores do parque devem ficar prontos até dezembro deste ano.
11:05 | Mar. 10, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras de requalificação do Parque Rachel de Queiroz têm inicio imediato nesta terça-feira, 10, após assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Roberto Cláudio. A área total do parque representa 203 hectares com extensão linear de 10 km, abrangendo 14 bairros da região oeste de Fortaleza. Quatro, dos seis quadrantes do Parque devem ficar prontos até dezembro deste ano. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

Cada trecho contará com intervenções próprias, sempre priorizando a questão ambiental e a qualidade de vida da população. É o que explica Águeda Muniz, gestora da Seuma, ela comentou que todo projeto de revitalização do Parque foi feito consultando as demandas da população da região. “A comunidade participou de toda a elaboração do projeto e agora o melhor de tudo é iniciar a concretização das obras”, completou.

Leia também: De acordo com a promotora de Justiça Ann Celly, a elaboração do projeto não contou com a real participação popular

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O prefeito Roberto Cláudio classificou a obra como sendo algo “histórico” para Fortaleza e também destacou que com a revitalização espera-se gerar um novo nível de qualidade de vida e de desenvolvimento para a região oeste da Cidade. “Queremos que a comunidade possa interagir com o parque, mais do que uma área de proteção revitalizada, queremos que seja um parque urbano, totalmente usado e ocupado pela população’, declarou.

Ele ainda destacou que para além dos processo de conversação ambiental, será desenvolvido uma série de ações de conscientização e educação ambiental voltada para os moradores ao redor da área do Parque. “Tão importante quanto preservar, é mudar consciências”, ressaltou. O prefeito afirmou ainda que o projeto desenvolvido com a população será “grandioso e até inédito em alguns aspectos”.



A iniciativa faz parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), iniciativa que visa a integração dos ambientes naturais e urbanos da Capital, com objetivo de aumentar a qualidade de vida da população. A obra é o primeiro projeto a receber verbas exclusivas para a área de meio ambiente. O financiamento da requalificação do parque, assim como demais projetos do FCS, será contratado por meio da prestação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento no valor U$ 73,3 milhões, aproximadamente R$ 343 milhões.

Início das obras

As primeiras áreas do parque a receberem as obras, com inicio imediato, serão as áreas 1 e 2, localizados no bairro Vila Ellery e receberão a implementação de quadra poliesportiva, espaço de leitura, bicicletário e estação do bicicletar, academia ao ar livre e áreas para prática de skate. Os outros dois trechos que também devem ser finalizados até dezembro são os trechos 5 e 6, no bairro presidente Kennedy, que serão contemplados com campo e quadra de futebol, quadra de vôlei de areia, playground, espaço para leitura, equipamentos para práticas de alongamento e espirobol.

Águeda afirmou ainda que após a conclusão das obras, o Parque Rachel de Queiroz será o maior parque de Fortaleza e o segundo maior do Ceará, beneficiando diretamente cerca de 300 mil pessoas. Um dos beneficiados é Gecildo Bezerra de 56 anos. Ele mora há pelo menos 50 anos no bairro São Gerardo e sente que o local tem ganhado mais atenção do poder público com o passar do tempo.

Ele reconhece que ainda há muito há ser feito, mas afirma que a revitalização do parque é um "passo importante". Gecildo já faz planos para quando a obra for concluída. Junto com sua filha, ele disse que prende frequentar diariamente o local nos fins de tarde. "É muito agradável ficar nesse clima com árvores, com certeza vamos marcar presença", ressaltou.

Por outro lado, Raimundo Nonato, 42, motorista de aplicativo e morador da região, embora elogie a iniciativa de revitalização da área do parque, critica a ausência de atuação da prefeitura de Fortaleza em outros setores do bairro, como a qualidade das vias. “Eles estão focando tanto em obra grande que esquecem dos problemas menores enfrentados na periferia. Deveriam antes de tudo asfaltar e tapar os buracos das ruas aqui no bairro”, declarou.

BAIRROS BENEFICIADOS COM A REVITALIZAÇÃO DO PARQUE RACHEL DE QUEIROZ:

Monte Castelo
Alagadiço/São Geraldo
Presidente Kennedy
Pici
Antônio Bezerra
Dom Lustosa
Henrique Jorge
Autran Nunes
Vila Ellery
Parquelândia
Amadeu Furtado
Bela Vista
Padre Andrade
Genibaú


Com informações do repórter Leonardo Maia

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar