Participamos do

Relíquia da Cruz de Cristo trazida de Roma em 1928 é encontrada no subsolo da Catedral de Fortaleza

Missa que marca o início da quaresma foi realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza na noite desta Quarta-Feira de Cinzas, 26
23:03 | Fev. 26, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O final da missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2020, realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza na noite desta Quarta-Feira de Cinzas, 26, foi marcada pela divulgação de uma relíquia religiosa encontrada no local. O arcebispo Dom José Antonio anunciou o achado de uma Cruz de Cristo trazida de Roma em 1928.

Peça foi encontrada no subsolo da Catedral durante reformas. A relíquia data de 29 de março de 1928 e foi recebida pelo primeiro arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes. Ao final da celebração desta quarta-feira, os fiéis puderam subir ao altar para tocar e contemplar a Cruz.

A tradicional missa, além de abrir a Campanha da Fraternidade, com o tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, marca o início do período da quaresma, a exatamente 40 dias da celebração da Páscoa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o padre Antônio Furtado, da Comunidade Católica Shalom, esta época abre os caminhos para "a maior festa da liturgia católica". "A quaresma é um período em que os fiéis buscam a igreja através da oração, do jejum, da caridade e do amor ao próximo. Nesta Quarta-Feira de Cinzas os fiéis são chamados a escutar a palavra de Deus como sugere uma leitura feita hoje: 'depois de um dia de jejum, é momento de receber as cinzas'", disse.

Na ocasião, os presentes na celebração receberam o sinal da cruz em cinzas na testa e comungaram. O fiel Carlos Cruz, de 61 anos, afirma que o momento para ele "é sempre bom". "É uma purificação da vida, sempre fui católico e nessas horas a gente fica mais em paz com a gente e com o próximo. Espero que [a fraternidade] possa ser aplicada não só na quaresma, mas por todo ano e toda a nossa vida", comenta.

Adoração

A missa desta quarta foi especial para a aposentada Gleide Santiago, 66. Acometida por um desgaste ósseo no quadril, ela passou dois anos com a saúde comprometida e sem poder comparecer a compromissos religiosos. "Em 2018 eu fiquei sem andar mas graças a Deus em 2019 fiz uma cirurgia de prótese no quadril e meu objetivo a partir de hoje é retomar minha vida de oração", declarou.

Gleide Santiago espera renovar a fé nesta quaresma
Gleide Santiago espera renovar a fé nesta quaresma (Foto: JÚLIO CAESAR)

Gleide avalia que o momento é de reconciliação consigo mesma e com a relação com Deus. "Ao longo do ano a gente pode se distanciar um pouco de Deus então hoje [Quarta-Feira de Cinzas] foi um momento de renovar não só nosso jejum de comida mas como o da vaidade e o do orgulho".

Campanha da Fraternidade 2020

A 56ª edição da campanha cristã inspira-se na primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, ao objetivar “conscientizar para o sentido da vida” em relação ao mútuo cuidado entre as pessoas.

Criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1964, a campanha pretende discutir temáticas de interesse nacional e procurar soluções a partir da solidariedade e mobilização cristã. Desde 1985, a CNBB tem focado em abordagens referentes a situações existenciais do povo brasileiro, considerada a terceira fase da CF. No ano, o tema foi “Fraternidade e Fome”.

Confira galeria de fotos da missa de Quarta-feira de Cinzas

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar