Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Campanha contra sarampo deve atingir 135 mil crianças e jovens no Ceará

O Ministério da Saúde pode ampliar o público alvo da vacinação de 49 para até 59 anos nos próximos meses
00:00 | Fev. 20, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em todo o Estado, a meta de vacinação da tríplice viral, contra o sarampo, caxumba e rubéola, é de imunizar 135 mil crianças e jovens, entre cinco e 19 anos. Ainda não foi realizada a contagem de quantas doses foram aplicadas até o momento no Ceará. Em todo o País, o objetivo da campanha é de vacinar três milhões de pessoas na mesma faixa etária. Com o tema "Mais proteção para a sua família", a ação quer sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos e reforçar que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. A campanha segue até o dia 13 de março. Após essa data, pessoas até 49 anos devem receber a imunização.

Em 2019, foram notificados 285 casos de sarampo do Ceará, sendo nove (3,6%) casos confirmados pelo critério laboratorial, 38 (13,3%) em investigação e 238 (83,5%) descartados. Nenhuma morte pela doença foi registrada no Estado. Este ano, o Estado não tinha casos confirmados da doença até ontem, 20.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No ano 2016, o Ceará foi declarado livre do sarampo. Isso ocorreu após uma epidemia, que começou em dezembro de 2013 e teve 1.052 casos confirmados até julho de 2015. A reintrodução da doença no Estado em 2013 aconteceu com um caso importado, ou seja, transmitido por alguém vindo de outro estado.

Na noite da última sexta, 14, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por sarampo no País em 2020. No ano passado, o País registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Houve 14 óbitos em São Paulo e um em Pernambuco.

“É um surto de uma doença evitável. Estamos em alerta, principalmente por conta da época do Carnaval, em que as pessoas se deslocam muito pelo País”, observa Ana Rita Cardoso, assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). "Ainda não recebemos de forma oficial, mas o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve expandir a vacinação para pessoas até os 59 anos", adianta também a assessora técnica.

Para interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional, em outras duas etapas de mobilização nacional. Entre junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 30 a 49 anos de idade.

No Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, tinham sido aplicadas até o começo da semana pouco mais de 200 doses da vacina. Pedro Ferreira, 17, foi um dos jovens a receber a imunização no local. Ele se surpreendeu ao ver que ao fornecer a data de nascimento e o nome completo o sistema de controle do posto trazia todo o seu histórico de vacinação. "Todos os anos, sempre que tem campanha, eu venho tomar a vacina."

Pessoas acima de 20 anos recebem somente uma dose da vacina porque será usada como reforço, já que, provavelmente, se imunizaram em outra campanha. "Adolescentes e jovens fazem duas doses para garantir que o esquema seja completo", explica Ana Rita.

O Ministério da Saúde afirma que encaminhou, desde o início do ano, 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados. O quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de 'dose zero' para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Segundo o Ministério da Saúde é considerada potencialmente grave, sobretudo, quando atinge crianças com menos de cinco anos de idade.

O contágio da doença acontece a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo a pessoas sem imunidade contra o vírus. A vacinação é o único modo de prevenção contra a doença.

Veja onde se vacinar em Fortaleza:

Lista dos 113 postos na Cidade 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar