Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda; veja onde se vacinar

Prefeitura garante que os 113 postos de saúde de Fortaleza têm vacina disponível. Equipamentos vão abrir no fim de semana e Dia "D" acontece no sábado, 15
12:34 | Fev. 10, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Começa nesta segunda-feira, 10, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nessa primeira etapa, a iniciativa tem como público alvo crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que nunca tomaram dose da vacina ou possuem o esquema incompleto. O objetivo é fazer o resgate da vacinação, contribuindo para o menor risco de circulação do vírus no País. A imunização está disponível nos 113 postos de saúde de Fortaleza, inclusive no fim de semana, e a campanha nacional segue até 13 de março.

Confira aqui os endereços dos postos de saúde de cada Regional

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida a partir do contato com gotículas de secreção, quando uma pessoa infectada tosse, fala, ou respira próxima de pessoas sem imunidade contra o vírus. “O vírus permanece circulando em nosso País. Aqui em Fortaleza tivemos 5 casos confirmados, entre 79 casos notificados, então é muito importante que a população fique atenta”, alerta a assessora técnica de Imunização de Fortaleza, Renata Dias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza houve 59 suspeitas de sarampo descartadas, enquanto outras 15 permanecem em investigação. Os casos de sarampo confirmados, de acordo com Renata Dias, se referem a pessoas que viajaram para outros estados e de lá contraíram a doença. A assessora alerta ainda para a imunização de crianças de 6 meses a um ano de idade, com a aplicação da vacina para tríplice viral.

Estima-se que no Ceará cerca de 131.472 mil pessoas ainda não foram vacinadas contra o vírus do Sarampo, conforme dados do Ministério da Saúde divulgados pela Sesa. “A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que o Ceará tenha um bom número de pessoas vacinadas”, reforça Ana Rita Cardoso, assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Devem procurar um posto de saúde para garantir proteção, pessoas da faixa etária entre 5 a 19 anos, portando cartão de vacinação. Para quem perdeu ou não possui o cartão de vacina, há a alternativa de levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento, acompanhada de comprovante de residência. Durante o fim de semana, os 113 postos de saúde de Fortaleza devem abrir para atendimento.

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
Quando: segunda a sexta-feira, das 7h30min até as 18h30min - até 13 de março
Onde: todos os 113 postos de saúde de Fortaleza

Dia “D” de vacinação
Quando: sábado, 15/2 - das 8h até as 18h30min
Onde: todos os 113 postos de saúde de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar