Participamos do

Implantação de binário e semáforo integram requalificação no Lago Jacarey; 3 linhas de ônibus serão afetadas

O novo semáforo deverá proporcionar mais segurança viária principalmente para pedestres e ciclistas. O novo equipamento oferece três tempos
21:03 | Jan. 20, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Visando incentivar o deslocamento não motorizado e melhorar a segurança viária, a Prefeitura de Fortaleza dá continuidade à requalificação da região da Praça do Lago Jacarey. Nesta terça-feira, 21, será implantado o binário formado pelas ruas João Leonel e Marechal Lott, nos bairros Parque Iracema e Cidade dos Funcionários, além de um novo semáforo no cruzamento da avenida Desembargador Gonzaga com a rua Joãozito Arruda. Com as mudanças, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alterou o itinerário de três linhas de ônibus.

Dentro do projeto do binário, a rua João Leonel passa a operar em sentido único Leste-Oeste, seguindo agora apenas da rua Máximo Linhares para a avenida Desembargador Gonzaga. Fazendo o caminho inverso, a rua Marechal Lott passa a operar em sentido único Oeste-Leste, seguindo da avenida Desembargador Gonzaga até a avenida Vieira Weyne. Em paralelo à inversão do sentido, ao longo desta terça-feira, será aplicada a nova sinalização das vias envolvidas no binário. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Via Livre estarão no local para dar apoio.

O novo semáforo, a ser implantado no cruzamento da avenida Desembargador Gonzaga com rua Joãozito Arruda, onde antes havia uma rotatória, deverá proporcionar mais segurança viária principalmente para pedestres e ciclistas. O novo equipamento oferece três tempos, com a perspectiva de melhorar a travessia de pedestres neste ponto, onde antes não havia brechas para travessias seguras. Além disso, também haverá o acréscimo de tempo para as conversões à esquerda no semáforo da rua João Leonel, esquina com a avenida Desembargador Gonzaga.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Desembargador Gonzaga e as ruas João Leonel e Marechal Lott estão recebendo nova pavimentação asfáltica. Ao longo da semana, as ruas Máximo Linhares, Visconde de Barbacena e José Furtado também deverão ser recapeadas. Também dentro do projeto, como forma de solucionar problemas recorrentes de alagamentos, recentemente agravados com o afloramento de lençol em terreno próximo, está prevista a implantação de projeto de drenagem pluvial nas ruas Cândido Portinari e Luiz Girão. Também estão previstas obras de microdrenagem, fresa, recape e recuperação do pavimento em pontos específicos no entorno.

Alteração em linhas de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alterou o itinerário das linhas 021 - Luciano Cavalcante/Papicu, 611 - Cidade dos Funcionários/Cofeco/Lago Jacarey e 825 - Cidade dos Funcionários/Papicu/Jardim das Oliveiras.

No sentido ida, as linhas vêm pela rua Benjamim Moura, rua Pedro Firmeza, acessando a rua Chico Lemos, que muda de sentido, retornando pela rua João Leonl. O ponto de parada na rua Cônego Braveza será desativado e transferido para a rua Chico Lemos. No sentido volta, as linhas deixam de circular pela rua Manoel Monteiro, trafegando pela rua Pedro Firmeza, retornando pela rua Sabino Augusta para a rua Máximo Linhares. O ponto de parada será transferido para a rua Pedro Firmeza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar