Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Região do Lago Jacarey terá mais estrutura urbana e ações de segurança para pedestres

As intervenções começar a partir de segunda-feira, 28, e deverá ampliar a segurança e melhorar o deslocamento de pedestres na região
16:40 | Out. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta quinta-feira, 17, o novo projeto de requalificação da Praça do Lago Jacarey, entre a Cidade dos Funcionários e o Cambeba. As obras começam no próximo dia 28 e devem durar cinco meses. O projeto prevê, entre outras ações, nova estrutura cicloviária, ampliação do calçadão da praça e melhorias para pedestres.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). As medidas foram divulgadas em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 17.

Com as intervenções, a Prefeitura irá melhorar os serviços de coleta de resíduos e da iluminação pública, além da reorganizar as calçadas, os estacionamentos e a requalificação das praças favorecendo a comodidade dos moradores e dos visitantes da região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com secretário Luiz Alberto Sabóia, da SCSP, a requalificação trará para a região uma nova urbanização, flexibilidade na segurança de pedestres e no trânsito, além de melhoria para moradores e a expansão econômica da área. “O projeto garante melhorias que já eram necessárias. A região só tem a ganhar com a requalificação dos espaços urbanos, que aumentará a segurança e a economia local”, explica.

Praça do Lago Jacarey

O calçadão da Praça do Lago Jacarey será alargado em três extensões. Em sua área norte, pela rua Alisson Batista de Medeiros; na área oeste, pela rua Botelho Magalhães; e na área sul, pela avenida Viena Weyne.

Com isso, haverá o acréscimo de 2.300m² no calçadão da praça, o que representa um aumento de cerca de 30% de área para pedestres. Além do aumento da área de praça, também estão previstas a troca do piso de pedra portuguesa, a reforma da academia e do parquinho, a limpeza do lago, a implantação de travessias elevadas e um novo projeto de iluminação específico para a praça.

Melhorias para pedestres no entorno

Várias vias do entorno da praça receberão ações para melhorar o deslocamento de pedestres. Dentre elas, a avenida Viena Weyne, no trecho entre as avenidas Joaquim de Figueiredo Correia e Pedro Lazar, haverá troca para pavimento intertravado na pista, reforma e alargamento do canteiro central, requalificação das calçadas e implantação de platôs elevados nos cruzamentos, sugerindo redução de velocidade para veículos e contemplando um espaço de cooper e passeio.

Serão implantadas travessias elevadas e lombadas físicas em pontos específicos. No total, juntamente com a ampliação da Praça do Lago, serão mais de 4 mil m² de novos espaços para pedestres.

Também será implantado novo semáforo com tempo para pedestres na esquina da rua Marechal Lott com a avenida Desembargador Gonzaga, com o objetivo de reduzir o número de acidentes identificado nesse local, e haverá acréscimo de tempo para pedestres no semáforo da avenida João Leonel, esquina com a avenida Desembargador Gonzaga.

Infraestrutura cicloviária

Dentro do projeto, haverá ainda implantação de mais 2,5 km de infraestrutura cicloviária na região. Com isso, será implantada ciclofaixa na avenida Viena Weyne, transformando-se em ciclovia no trecho em frente à Praça do Lago Jacarey, como parte do novo trecho de calçadão, além de ciclofaixas ao longo das ruas Marechal Lott, Cândido Portinari e Joaquim Frota, totalizando 2 km de deslocamento para ciclistas desde a ciclofaixa existente na avenida Desembargador Gonzaga até a ciclovia da avenida Washington Soares.

Já a rua Dr. José Furtado receberá cerca de 520 metros de ciclofaixa, ligando a ciclofaixa existente na avenida Oliveira Paiva à nova ciclofaixa da avenida Viena Weyne. Vale mencionar que há uma estação do Mini Bicicletar na Praça do Lago Jacarey, oferecendo bicicletas compartilhadas infantis.

Melhoria da iluminação

Além do aumento da área da praça, também será implantado projeto específico para melhorar a iluminação de todo o entorno, com aumento da potência dos pontos de luz, com adequação ao fluxo de pedestres e do trânsito nas avenidas Viena Weyne, Engenheiro Agrônomo José Guimarães, Pedro Lazar e adjacências.

Nova rede de drenagem e recuperação de vias

Como forma de solucionar problemas recorrentes de alagamentos, está prevista a implantação de projeto de drenagem pluvial nas ruas Cândido Portinari e Luiz Girão. Também estão previstas obras de microdrenagem, fresa, recape e recuperação do pavimento em pontos específicos no entorno.

Lixeiras subterrâneas e ecopontos

Pela recorrência de descarte irregular de resíduos sólidos identificado em locais do entorno, está prevista a implantação de lixeiras subterrâneas ao longo da avenida Viena Weyne, além de dois ecopontos na região, oferecendo o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis.

Programa Mais Ação

O Mais Ação é o maior programa de investimentos na história de Fortaleza. Com R$ 1,5 bilhão previstos de investimento, as ações da Prefeitura vão garantir, dentre as iniciativas previstas, a reforma e a construção de unidades de saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, a drenagem e a pavimentação de vias, além da ampliação do projeto Areninhas, implantação de binários, ciclofaixas e de melhorias voltadas ao transporte público municipal.

A meta do programa é atender, no biênio 2019-2020, todas as Regionais da Capital.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar