Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Calçamento de praça inaugurada há 3 dias na Parangaba não resiste à chuva forte

Anunciada em 2018, obra de urbanização e requalificação foi concluída no fim de 2019
11:26 | Jan. 02, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entregue há apenas três dias, a obra de revitalização da Lagoa da Parangaba já apresenta problemas evidentes. Após manhã de chuva forte nesta quinta-feira, 2, parte do calçamento desmanchou em trajeto de aproximadamente 30 metros. A obra de urbanização e requalificação foi anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio em 2018 e concluída no fim de 2019.

Listen to "Inaugurado há três dias, o calçadão da Lagoa da Parangaba já teve problemas com a chuvas" on Spreaker.

Além do desmanche, frequentadores da praça reclamam de sujeira e entulhos espalhados pelo local. "A pracinha foi inaugurada e está toda suja, não limparam nada. Era para ter um zelador aqui, um gari da prefeitura para fazer a limpeza. Só inauguraram e deixaram tudo sujo", relata o zelador Edmar da Silva, de 49 anos, morador do bairro Pan Americano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o estudante Manoel Santos, 35, destaca a responsabilidade da população para manter a limpeza do equipamento público. "A limpeza não é só questão do município, é da própria população. Ninguém além de nós joga lixo no chão", afirma Manoel. Ele comenta ainda que o desmanche do calçamento da praça é um desperdício de recursos. "Além de ter muitas obras desnecessárias desse prefeito, a praça que deveria estar bem bonitinha está com uma obra mal feita, que inaugurou e já precisa ser reparada", acrescenta.

Para o porteiro Antonio Oliveira, 69, a necessidade de reforma é um problema recorrente nas obras recém inauguradas pela prefeitura. "A praça é necessária, mas a obra é mal feita, uma chuva já estragou tudo. Inauguraram essa semana e já precisa de uma reforma, parece que não tem fiscalização acompanhando a obra", comenta Antonio. Ele acrescenta que durante a época de chuva a via no entorno da praça costuma ficar alagada.

As intervenções na região fazem parte do pacote de obras da prefeitura para a urbanização da Lagoa da Parangaba, que foi entregue recentemente. Em entrevista à Rádio O POVO/CBN, o coordenador de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Guilherme Gouveia, explica que o desmanche foi causado pela inexistência de drenagem, que faz a água da chuva ter escoamento superficial, causando erosão nos taludes - como é chamado o limite do aterro. “Quando a gente concluir a drenagem, as águas serão captadas pela boca de lobo e não vai ter mais eventos dessa natureza”, garante Guilherme.

Em dezembro, o prefeito Roberto Cláudio deu ordem de serviço para intervenções na avenida José Bastos, contemplando também os serviços de drenagem. Conforme o coordenador das obras, além do reparo dos taludes e do assentamento do meio-fio, que será iniciado de imediato, a situação será corrigida com a inclusão dessas drenagens. Segundo Guilherme, também será resolvido o problema de alagamento histórico no cruzamento da avenida José Bastos com Fernandes Távora e a Augusto dos Anjos.

Revitalização

Com a reforma, a Lagoa da Parangaba ganhou diferentes intervenções e novo visual. Agora, moradores contam com academia a céu aberto, calçadão, quadras esportivas, pista de skate, playground e rampas de acessibilidade, além de uma ciclofaixa. Até um letreiro colorido, característico de grandes cidades e áreas de turismo, foi instalado no local.

O investimento foi de R$ 4,3 milhões, conforme o site da Prefeitura de Fortaleza. A urbanização contempla a área de 60.757,30 m².

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar