Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Moradores comemoram reformas na Lagoa da Parangaba

Local ganhou diferentes intervenções e novo visual, sendo agora composto por academia a céu aberto, calçadão e quadras esportivas

O que para bairros nobres é normal, para a Parangaba é novidade. Academia a céu aberto, parquinho, calçadão, quadras esportivas e jardins dão o novo visual para a Lagoa que leva o nome do bairro. É que parte das reformas prometidas pela Prefeitura de Fortaleza já foi entregue à população, que há anos esperava pela transformação do local.

Para compor esse cenário, homens, mulheres, crianças, idosos e animais passaram a circular pelo novo ambiente na tarde deste domingo, 29. Segundo relatos de quem fazia exercícios ou mesmo só passeava pela orla, a finalização das obras, iniciadas em 2018, é como a “realização de um sonho antigo no bairro”.

Revitalização da Lagoa da Parangaba
Revitalização da Lagoa da Parangaba (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O POVO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A odontóloga Virgínia de Castro confessou ao O POVO que caminhava pelas calçadas da Lagoa da Parangaba pela primeira vez em 13 anos desde que deixou a Maraponga para morar no bairro. “Antes por aqui só havia consumo de drogas, assaltos e comércio de objetos ilícitos na feira. Mas hoje temos uma experiência maravilhosa. Basta só a população se apropriar deste espaço”, indica ela, que estava sob a companhia dos dois filhos e de um cachorro.

O projeto de revitalização será entregue nesta segunda-feira, 30, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). O investimento para a construção de um playground, uma pista de skate, quadras de areia, uma quadra poliesportiva, rampas de acessibilidade e uma ciclofaixa ao entorno foi de R$ 4,3 milhões, conforme o site da Prefeitura.

Família passeia pelo novo calçadão da Lagoa da Parangaba
Família passeia pelo novo calçadão da Lagoa da Parangaba (Foto: Deísa Garcêz/ Especial para O POVO)

Até chegar a essa realização, no entanto, o radialista Deca Tatu conta que precisou usar muito sua voz e seu suor para que a Lagoa da Parangaba fosse notada pelo poder público. “Durante muitos anos fizemos inúmeras reuniões pedindo reformas e policiamento. Hoje é um dos melhores locais de convívio de Fortaleza”, afirma ele, que mora no bairro há 44 anos.

Em conversas com quem ocupava a orla da Lagoa durante a tarde, havia a unanimidade de que o espaço ganhou nova identidade graças às intervenções que recebeu. Mesmo com as diversas modificações, forte odor é sentido por quem passa pelo local – muito provavelmente devido a esgotamentos irregulares.

Orla da Lagoa da Parangaba recebeu pista para prática de skate
Orla da Lagoa da Parangaba recebeu pista para prática de skate (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O POVO)

Apesar disso, a vivência dos moradores é completamente diferente daquela experienciada durante anos. “As calçadas melhoraram e muito, agora mais gente passou a caminhar por aqui e até as muriçocas diminuíram”, comemora o caminhoneiro Valdinar Fontenele, morador do bairro há 20 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar