Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Há um dia a mais de trabalho em anos bissextos? Confira fatos curiosos sobre esses anos

A ocorrência de anos bissextos deriva das seis horas extras, além dos 365 dias, que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol
14:30 | Dez. 31, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você já se perguntou se quem nasce dia 29 de fevereiro envelhece mais devagar? Essa é uma dúvida derivada da ocorrência de anos bissextos, que deixam esse período um dia mais longo a cada quatro anos. Isso acontece porque a Terra demora cerca de 365 e seis horas para dar uma volta completa em torno do Sol. O tempo adicional, que extrapola os 365 dias regulares do horário, soma um dia a cada quatro anos. Confira curiosidades dos anos bissextos:

Aniversariantes

Cerca de 4,1 milhões de pessoas fazem aniversários no dia 29 de fevereiro, de acordo com dados de 2016 da BBC Brasil. Muitas pessoas acabam comemorando no dia 28 em anos não bissextos, mas alguns falam que não é a mesma coisa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O grego Dimitrios Michalopoulos, nascido nesse dia, disse ao portal que no início da sua vida isso era um problema, mas hoje já se acostumou. “Acho divertido quando conto para os outros", comentou.

Um dia gratuito de trabalho?

Se você ganha por mês, tecnicamente você está trabalhando um dia a mais sem receber por isso. Isso se explica devido ao salário anual corresponder à mesma quantia de anos não bissextos.

Alguns ponderam, no entanto, que os trabalhadores recebem mais do que deveriam em fevereiro, já que esse é um mês mais curto. Mas isso não impede que a ideia de compensar a perda econômica de um dia extra exista há cerca de um século. Uma das propostas, criada em Nova Iorque, seria transformar o dia 29 de fevereiro em 31 de junho e transformar a data em um feriado mundial.

Dia para a caridade

Há também a iniciativa de destinar algumas horas do dia para fazer trabalho voluntário. O ideal, de acordo com instituições filantrópicas, seria que as empresas ainda pagassem os funcionários que desejam fazer esse tipo de ação - o que dificilmente acontece.

As campanhas vão desde auxílio em pesquisa sobre câncer a atividades de extensão em universidades. Em 2016, os participantes usaram no Twitter as hashtags #ExtraDay (dia extra) e #LeapDay2016 (dia bissexto 2016) para dizer o que estão fazendo.

Superstições

O dia extra ainda conta com inúmeras tradições e crenças ao redor do mundo. Na Grécia, por exemplo, casais evitam se casar em anos bissextos porque acreditam que dá azar. Também relacionado ao matrimônio, a data é conhecida como aquela como aquela em que mulheres pedem homens em casamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar