Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Pacientes do Hospital Dr. Waldemar Alcântara recebem visita de voluntários do Natal de Amor

O Natal de Amor é realizado a cada ano, no dia 25 de dezembro, por meio de voluntários que se reúnem para visitar pacientes em hospitais da rede de saúde pública de Fortaleza e da região metropolitana
14:25 | Dez. 26, 2019
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Voluntários do projeto Natal de Amor estiveram na tarde dessa quarta-feira, 25, visitando os leitos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, de Messejana, para levar esperança e felicidade aos pacientes da unidade de saúde. Os corredores do hospital foram tomados por coro de vozes com canções natalinas e mensagens de solidariedade. Para a coordenadora do grupo, Cristiane Santiago, o que une os pacientes e voluntários é a música, que proporciona emoção, alegria e fé.

O auxiliar de prótese dentária, Jean Santiago, é voluntário do projeto Natal de Amor há oito anos. Durante a visita, ele esteve distribuindo presentes e conversando com os enfermos do hospital. “A gente sabe que passar o Natal no hospital não é bom, por isso tentamos fazer o melhor para eles”, diz Jean. Ele relata que a emoção dos pacientes é tão contagiante, que quem participa do evento uma vez não consegue deixar de ir em outras edições.

O Natal de Amor trouxe conforto para as famílias, que durante o período de internação e tratamento de seus parentes, convivem com a difícil rotina do ambiente hospitalar. Esse é o caso de Jamira Moura, de Icó. Ela veio de um município tão distante de Fortaleza para cuidar do filho Raymundo Emanuel, de 4 anos, que está internado na unidade de cuidados especiais (UCE) pediátrica. “Esse natal foi mais animado, mais especial”, comenta Jamira em relação ao carinho que recebeu dos voluntários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As crianças da unidade receberam carinho e presentes das mãos do Papai Noel e de sua ajudante. De acordo com a enfermeira da UCE Pediátria, Patrícia Ferreira, esse tipo de ação tem um impacto positivo na rotina dos pequenos pacientes. “Na nossa unidade, há crianças que passam de um a dois anos internadas e junto com eles os acompanhantes também se internam. Em uma data tão significativa quanto essa, o amor e carinho dedicados a eles é fundamental”, reflete a enfermeira.

A celebração promovida pelo Natal de Amor, contagia até mesmo quem estava a trabalho no local. Para o cuidador José Ivo Vitorino, que está há 40 dias acompanhando um paciente internado no hospital, a presença dos voluntários traz “uma alegria no coração”. E mesmo passando o Natal longe de casa e da família, ele afirma que o seu trabalho é cuidar de quem precisa. “O motivo de eu não ter ido para casa é que eu pensei que ia ter muita gente no leito precisando de um ‘Feliz Natal’, um abraço, um motivo para sorrir e ouvir que Jesus a ama”, relata José.

Projeto Natal de Amor

O Natal de Amor é realizado a cada ano, no dia 25 de dezembro, por meio de voluntários que se reúnem para visitar pacientes em hospitais da rede de saúde pública de Fortaleza e da região metropolitana. Na sua 23ª edição, o projeto continua a desenvolver ações solidárias com o objetivo de levar mensagens de amor, esperança e alegria para quem precisa.

Todos os anos, cerca de 800 pessoas participam da ação solidária. De acordo com a coordenadora Cristiane Santiago, neste ano foram divididos 15 grupos para promover o evento em 26 instituições de saúde e acolhimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar