Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Bicicletar é atingido por ataque cibernético criminoso e apresenta instabilidade desde sexta-feira

Os servidores computacionais da empresa responsável pelo sistema estão sendo restaurados e reconfigurados, podendo ocorrer alguma lentidão ou falha no acesso durante esse processo. Não há previsão para normalização do serviço

A empresa responsável pelo sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, Bicicletar, sofreu ataque cibernético criminoso na última sexta-feira, 6, ocasionando a indisponibilidade dos seus servidores e do sistema de compartilhamento. Não houve nenhuma perda ou vazamento de dados.

Para a correção do problema e restabelecimento do sistema, os servidores computacionais da empresa estão sendo restaurados e reconfigurados, podendo ocorrer alguma lentidão ou falha no acesso durante esse processo, de acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), órgão responsável pelo funcionamento do Bicicletar.

A empresa ainda tomou as medidas necessárias para apurar os fatos e reforçou os mecanismos de segurança para garantir a integridade dos seus sistemas e evitar que novos incidentes desse tipo voltem a ocorrer. Não há previsão para a normalização do sistema.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A estudante Rennata Ferreira, 22, desistiu de usar os serviços quando recebeu a notificação do sistema que alertava para a instabilidade. Ela costuma usar o Bicicletar para realizar seus trajetos diários e, além desse erro recente, enfrenta problemas com falta de manutenção das bicicletas e com a recorrência de estações vazias ou inativas.

Leia mais: 130 novas estações do Bicicletar devem ser implantadas com edital lançado nesta sexta-feira

“Sempre tem um problema: pneu furado, marcha quebrada, o sistema dá uma pane... E isso acontece em mais de uma estação, eu recorro a pelo menos três estações no Benfica, onde eu pego a bicicleta na maioria dos casos, e todas têm problemas”, pontua.

Nesta manhã, por volta de 10 horas, somente cinco das 80 estações do sistema estavam funcionando normalmente, de acordo com informações do aplicativo para o usuário. O site do serviço também estava fora do ar.

Nesta manhã, por volta de 10 horas, somente cinco das 80 estações do sistema estavam funcionando normalmente.
Nesta manhã, por volta de 10 horas, somente cinco das 80 estações do sistema estavam funcionando normalmente. (Foto: Reprodução/Bicicletar)

De acordo com dados da plataforma Trends, que registra o volume de pesquisas dos usuários no buscador do Google, o termo “Bicicletar” alcançou o pico da popularidade na manhã desse domingo, 8. O período é tradicionalmente marcado pela “Ciclofaixa do Lazer”, projeto da Prefeitura que isola faixas comuns de ruas da Capital com cones de sinalização.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP):

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que, na última sexta-feira (06/12), a Serttel, empresa responsável pela operação do sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, sofreu ataque cibernético criminoso, ocasionando a indisponibilidade dos seus servidores e do sistema de compartilhamento.

Para a correção do problema e restabelecimento do sistema, os servidores computacionais da empresa estão sendo restaurados e reconfigurados, podendo ocorrer alguma lentidão ou falha no acesso durante esse processo. A empresa tomou as medidas necessárias para apurar os fatos e reforçou os mecanismos de segurança para garantir a integridade dos seus sistemas e evitar que novos incidentes desse tipo voltem a ocorrer. Não houve nenhuma perda ou vazamento de dados.

O Sistema Bicicletar já ultrapassou a marca de 2,8 milhões de viagens na cidade, o que garantiu que a Cidade deixasse de emitir mais de 1.100 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. O Bicicletar conta, hoje, com 80 estações de bicicletas compartilhadas, com previsão de que haja um total de 210 estações até o final de 2020. O sistema de Fortaleza é, atualmente, o mais utilizado no Brasil, tendo recebido mais de 220 mil cadastros de usuários, dos quais 91% utilizam o Bicicletar por meio do Bilhete Único.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar