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Ônibus que circulam na Duque de Caxias têm melhoria de 35% na velocidade, diz secretário

Cerca de 9 mil pessoas passam pela avenida em horário de pico e 80% delas são usuárias do transporte público

Atualizada às 13h08min

Em avaliações preliminares do trinário da avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza, o secretário da Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP), Luiz Alberto Saboia, afirmou que os ônibus que passam pela via tiveram ganho de 35% de velocidade operacional. Ele explica que dados consolidados só poderão ser divulgados três meses após a finalização do trinário. A intervenção consistiu, principalmente, na mudança de sentido da avenida, que agora funciona apenas no sentido Aldeota-Centro.

No contra-fluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar também tiveram mudanças para fazer o sentido Centro-Aldeota. 

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De acordo com o secretário, todos os dias pelo menos 180 mil pessoas passam pela Duque de Caxias. No horário de pico, 9 mil pessoas circulam na avenida, com cerca de 80% delas sendo usuárias de transporte público. Com a mudança de sentido da via e a implantação de 3,5 km de faixa exclusiva de ônibus, Luiz Alberto explica que o objetivo maior é melhorar a experiência de quem depende dos coletivos da Capital. Ele defende que as intervenções ajudam ainda na ligação da avenida com o corredor de ônibus da Bezerra de Menezes e da Aguanambi.

O prefeito Roberto Cláudio afirma que a partir desta sexta-feira, 29, o teste no trinário será o uso da população. “Toda intervenção que mexe no modo da cidade se comportar são mais polêmicas”, diz. O trinário poderá passar por ajustes a partir de janeiro, segundo Luiz Saboia. Em dezembro o ritmo de obras diminuirá para não prejudicar o comércio do local.

Segurança de pedestres e ciclistas

Em três anos, conforme disse o prefeito, 3 mil acidentes foram registrados na área do trinário. Pela grande quantidade de carros e pedestres, o local se torna mais propício para a insegurança viária. Diante disso, foram feitas ampliações de esquinas e calçadas, rampas de acessibilidade e uma ciclofaixa unidirecional. Depois da consolidação do trinário, será estudado onde colocar uma ciclofaixa no sentido contrário. A velocidade da via também deve diminuir de 60 km/h para 50 km/h.

A prioridade do transporte público também contribui para um menor índice de acidentes, de acordo com Dante Rosado, coordenador na Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária em Fortaleza. Ele explica que há uma menor probabilidade de uma pessoa se envolver em uma colisão no trânsito dentro de um ônibus do que em uma motocicleta, que tende a ser um veículo mais perigoso.

“É importante fazer com que o usuário que tende a migrar para o transporte individual permaneça no transporte coletivo porque está se investindo em maior qualidade e no aumento da velocidade. É principalmente uma forma de reforçar a mobilidade sustentável, mas colabora indiretamente para que os usuários tenham mais segurança”, considera.

Arborização

Uma das premissas da Prefeitura na implantação do trinário foi a "preservação máxima" das árvores existentes, conforme alegou Regis Tavares, superintendente da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor). Ele afirma que apenas um trecho passou por uma "intervenção mais rígida" do poder público, próximo à avenida Padre Ibiapina, onde o canteiro central precisou ser retirado para permitir a transição dos veículos que seguem em direção à avenida Bezerra de Menezes.

No fim de agosto, a Prefeitura informou que 14 árvores deveriam ser removidas entre as ruas Padre Mororó e Padre Ibiapina para obras no canteiro da avenida. De acordo com o superintendente, ainda foram plantadas 80 árvores nativas na região, que garantirão maior conforto térmico e qualidade do ar.

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