PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Resíduos de óleo são retirados de praias em ação emergencial

Cerca de 500 litros do material encontrado foram retirados, além de quatro toneladas de outros resíduos que poluíam a orla

14:00 | 08/10/2019
Resíduos de óleo são retirados de praias em ação emergencial realizada pela prefeitura em Fortaleza.
Resíduos de óleo são retirados de praias em ação emergencial realizada pela prefeitura em Fortaleza.(Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) / Divulgação)

Uma ação emergencial para a retirada de resíduos de óleos em praias da Capital começou a ser realizada na última quarta-feira, 2. Técnicos das Secretarias Municipais de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) foram mobilizados e já conseguiram remover da orla cerca de 500 litros do material, além de quatro toneladas de outros resíduos.

A atividade promovida pela Prefeitura espera devolver uma orla própria para o banho bem como evitar mais transtornos ao meio ambiente. Além disso, um trabalho de limpeza é realizado por uma equipe de 25 homens que percorrem as praias do Futuro, Caça e Pesca, Titanzinho, Cofeco e Sabiaguaba.

O trabalho é acompanhado por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/CE), e conta com o apoio de equipamentos da Petrobrás.

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, explica que a prefeitura está se dedicando para limpar toda a orla e melhorar as condições de balneabilidade para os fortalezenses e turistas. “O trabalho conjunto de limpeza evita maiores danos ambientais, tanto para os recursos hídricos como para a fauna marinha”, conta.

Além das praias em Fortaleza, o Ibama também identificou que as manchas de óleo atingiram 132 praias em estados da Região Nordeste.

Leia mais >

 

Toda orla da Praia do Futuro está imprópria para banho

Mapas indicam quais praias no Ceará e em Fortaleza estão próprias para banho