Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Veja os 30 cruzamentos mais perigosos de Fortaleza

Relatório leva em consideração a incidência de acidentes com mortos e feridos
20:02 | Set. 18, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O cruzamento da rua Guilherme Mendes com avenida coronel Carvalho, localizado no bairro Jardim Iracema, é o mais perigoso de Fortaleza. É o que consta no ranking das 30 interseções mais perigosas da Cidade divulgada na manhã desta quarta-feira, 18, durante lançamento da 9ª edição do Relatório Anual da Segurança Viária.

>> 226 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Fortaleza em 2018

A lista aponta os cruzamentos mais críticos da Cidade, onde ocorrem com mais frequências acidentes, com vítimas ou não. Em cada uma das vias ou a gestão municipal já implementou alterações ou está no plano de ações para reduzir a criticidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ranqueamento foi elaborado de acordo com a taxa observada de severidade dos acidentes (TO) e a taxa esperada de severidade dos acidentes (TE). O valor da diferença entre essas taxas foi o critério de ranqueamento das interseções. Dentre as soluções propostas para os pontos críticos apresentados destacam-se a instalações de semáforos, implantação da operação esquina segura, ajustes de geometria e programação semafórica.

Durante apresentação da publicação e abertura da Semana Nacional da Mobilidade Urbana, no Observatório de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) aproveitou para sinalizar entregas previstas para ocorrer nos próximos dias. A primeira delas está uma nova faixa exclusiva de ônibus na rua Coronel Matos Dourada, que liga os bairros Antônio Bezerra e Pici.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-09-2019: Avenida Domingos Olímpio x Avenida Imperador. Cruzamentos perigosos de Fortaleza são responsáveis pela maioria dos acidentes com vítimas no trânsito. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-09-2019: Avenida Domingos Olímpio x Avenida Imperador. Cruzamentos perigosos de Fortaleza são responsáveis pela maioria dos acidentes com vítimas no trânsito. (Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: JÚLIO CAESAR)

No conjunto de ações está uma ciclofaixa, com extensão de 4,2 quilômetros, que deve cruzar as ruas Urucutuba, Pedro Martins, São Francisco e Sabino Feijó, no bairro Bom Jardim e Granja Lisboa. Além disso, a entrega da área de trânsito calmo no Benfica, com alargamento de calçadas, adequação de velocidade e faixa de pedestres elevadas.

Também está previsto intervenções ao longo da avenida Francisco Sá, o plano dá conta de ações similares as realizadas na avenida Leste Oeste, com semaforização, nova sinalização, redução educativa de velocidade e barreiras. Uma faixa exclusiva para ônibus também deve ser implantada na avenida Coronel Matos Dourado.

Titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia destaca a necessidade de aproveitar o que já foi feito, para criar uma política de expansão para os próximos anos. “É preciso aumentar a quantidade travessias elevadas, área exclusiva de ônibus, ciclofaixas e utilizar o Plano de Caminhabilidade, que está sendo desenvolvido agora, para expansão de calçadas em Fortaleza e projeto de melhoria de infraestrutura viária”.

O primeiro ranking abaixo detalha quais cruzamentos sem semáforos são considerados os mais críticos na cidade. A segunda lista destaca as intersecções semaforizadas mais perigosos.

INTERSEÇÕES CRÍTICAS NÃO SEMAFORIZADAS

Cruzamentos

Rua Guilherme Mendes X av.Cel Carvalho

Rua Bar. Rio Branco X rua Padre Miguelinho

Rua Belém X rua Prof. Edgar De Arruda

Rua Pernambuco X rua Rio Grande Do Sul

Rua Sta Catarina X rua Alagoas

Rua Prof. Heribaldo Costa X rua Curitiba

Av Prof. Gomes De Matos X rua Irmã Bazet

Rua Cel Francisco Pereira X rua Pergentino Maia

Rua Azevedo Bolão X rua Prof. José De Barcelos

Rua Gal Clarindo De Queiroz X av. Tristão Gonçalves

Rua Princesa Isabel X rua Antônio Pompeu

Rua Sen Alencar X av. Tristão Gonçalves

Rua Barbosa De Freitas X rua Maria Tomásia

Rua Pedro I X rua Princesa Isabel

Rua Azevedo Bolão X rua Prof. Lino Encarnação

INTERSEÇÕES CRÍTICAS SEMAFORIZADAS

Cruzamentos

Rua Pedro Dantas X av. Alberto Craveiro

Rua Antônio Pompeu X rua Solon Pinheiro

Rua Nunes Valente X rua Pereira Filgueiras

Av. Cel. Carvalho X av. Maj. Assis

Av. Mr Hull X rua Hugo Vitor

Rua Barão Canindé X rua 15 De Novembro

Av. Dom Manuel X rua Costa Barros

Av. José Jatahy X av. Sgt Hermínio Sampaio

Av. Pres. Castelo Branco X av. Dr Theberge

Av. Duque Caxias X rua Barão Do Rio Branco

Av. Tristão Gonçalves X av. Duque De Caxias

Av. Luciano Carneiro X av Borges De Melo

Av. Godofredo Maciel X rua Nereu Ramos

Av Domingos Olímpio X av. Imperador

Av. Sen. Fernandes Távora X av. Lineu Machado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar