Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Adolescente morto por policial em festa na Capital é sepultado na manhã deste domingo

No enterro do estudante de 14 anos, o policiamento foi reforçado a pedido do responsável do cemitério
12:23 | Set. 15, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O corpo do estudante Juan Ferreira dos Santos foi sepultado na manhã deste domingo, 15, no cemitério do Bom Jardim, em Fortaleza. Familiares e amigos deram o último adeus ao adolescente de 14 anos que foi morto por um policial na noite de sexta-feira, 13, em uma festa na Praça do Mirante, no bairro Vicente Pinzon. No enterro, o policiamento foi reforçado a pedido do responsável do cemitério.

O cortejo fúnebre chegou no local às 11 horas. Durante a permanência de 35 minutos, pouco se ouviu conversas. Abraços e choros eram as principais expressões das pessoas presentes ali. A maioria de olhar cansado, depois de quase 48 horas desde o tiro que tirou a vida de Juan.

Policiamento foi reforçado durante a manhã deste domingo durante enterro do garoto de 14 anos morto por PM
Policiamento foi reforçado durante a manhã deste domingo durante enterro do garoto de 14 anos morto por PM (Foto: Foto: Mauri Melo/O POVO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dois brigadistas ajudaram duas jovens que desmaiaram durante o sepultamento. Assim como o garoto de 14 anos executado por um PM, boa parte dos presentes eram adolescentes - colegas e parentes de Juan. Amigos de escola, da rua, da praça. O momento foi reservado aos familiares. 

Na noite desse sábado, 14, moradores do bairro Vicente Pinzon realizaram manifestação pedindo justiça pela morte do estudante.Pelo menos uma centena de pessoas, familiares e amigos, saíram da casa de Juan em direção ao local do crime. "Eles estão para proteger a gente, cidadão. Não matar cidadão. Se for atirar, atire para cima. Não atire no meio da população. Eles mataram uma criança", disse Lucélia Ferreira da Silva, prima da vítima, durante a manifestação.

A população gritou palavras de ordem pedindo justiça. "Para eles, todo favelado é marginal, vagabundo. Não é assim, não. Temos nossos direitos. Na favela também tem cidadão. Não teve troca de tiros, só tinha adolescente. Se eles pegarem qualquer adolescente, eles metem a peia", relata Francisca Cristiane.

O crime

 Juan Ferreira dos Santos foi morto por policial durante festa na Praça do Mirante
Juan Ferreira dos Santos foi morto por policial durante festa na Praça do Mirante (Foto: Reprodução/ Facebook)

Juan estava em uma festa acompanhado de amigos na Praça do Mirante quando ao menos seis agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegaram no local, por volta de 21h30, segundo o relato de moradores da comunidade. Um dos militares disparou contra o chão como forma de dispersar a multidão, contudo, um dos tiros atingiu a cabeça do adolescente.

Juan foi socorrido pela própria população e levado em carro particular ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) por volta de 22h30. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde por volta de meia noite.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar