Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Julgamento de habeas corpus para piloto acusado de participar da morte de Gegê do Mangue e Paca é adiado para a próxima quarta-feira

Desembargador que iria presidir a sessão está de licença médica
15:21 | Set. 04, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Marcado para ocorrer na tarde desta quarta-feira, 4, o julgamento do habeas corpus que pode colocar em liberdade o piloto de avião Felipe Ramos Morais, 32, foi adiado para a próxima quarta-feira, 11. Ele é acusado de ter participado da execução de Rogério Jeremias de Simone (Gegê do Mangue) e Fabiano Alves de Souza (Paca). O pedido apresentado pela defesa seria julgado durante sessão na 2ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Contudo, o desembargador Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, que iria presidir o julgamento, está de licença médica e o caso será discutido somente na próxima semana. 

>> Caso Gegê e Paca: defesa diz que piloto fez delação mas acordo não foi cumprido

As vítimas eram chefes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e foram executadas em 15 de fevereiro do ano passado, em uma clareira próximo a uma tribo indígena, em Aquiraz. De acordo com as investigações, Morais teria sido o responsável por pilotar o helicóptero até o local ermo, fingir uma pane na aeronave, pousá-la e, portanto, criar as condições para a execução.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A morte de Gegê e Paca foi decidida por ala do PCC ligada a Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho. O grupo teria visto indícios de que os dois chefes estaria desviando dinheiro da organização criminosa. Contudo, os assassinatos teriam sido realizado antes de uma confirmação final pela cúpula da facção – leia-se Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Em reação, os algozes foram perseguidos e mortos. Wagner Ferreira da Silva, o Cabelo Duro, foi morto em 22 de fevereiro, enquanto estacionava em hotel na zona leste da cidade de São Paulo. Mais dois aliados dele também foram assassinado à época.

>> Enquanto Justiça tenta prender suspeitos de matar Gegê e Paca, PCC teria ordenado queima de arquivo

Já na versão do piloto, ele não teria participado efetivamente do planejamento da ação. Segundo sua defesa, Ramos foi pressionado por Erick Machado Santos (conhecido como Neguinho Rick da Baixada) e por André Luiz da Costa Lopes (Andrezinho da Baixada) para fazer o transporte. Teria sido ainda obrigado a pousar o helicóptero no local onde ocorreram as execuções.

O piloto foi preso em maio de 2018. Ele estava escondido em um balneário de Caldas Novas, no interior de Goiás. Desde o segundo semestre de 2018 está encarcerado na Penitenciária Federal de Campo Grande.

>> Justiça nega habeas corpus a filho e mãe suspeitos na morte de Gegê e Paca

Delação

Em entrevista ao O POVO Online na última terça-feira, 3, a defesa do piloto disse que o Ministério Público não teria respeitado um acordo de delação premiada com o réu. Os advogados Diogo Melo Pena e Mariza Almeida Ramos Morais (mãe do piloto) afirmam que Ramos coopera com as investigações desde que foi preso.

Ramos teria inclusive repassado informações consideradas cruciais ao caso - como a localização da aeronave, armas e descrito a dinâmica do crime. O acordo de delação premiada teria sido confirmado, segundo o recurso dos advogados apresentado no Tribunal. Mesmo assim, aponta a defesa, ele não teria recebido os benefícios acertados com o Ministério Público Estadual.

Em nota, o MPCE informou "que não efetivou nenhum acordo de colaboração premiada homologada pela Justiça com o piloto Felipe Ramos Morais". "E que a não inclusão dele na 1ª denúncia apresentada pelo MPCE sobre o caso não tem relação com a suposta negociação de delação premiada", finalizou a nota.

>> Audiências do caso Gegê-Paca serão por videoconferência para evitar resgate de presos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar