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Duque de Caxias terá sentido único, corredor de ônibus e ciclofaixa no 1º "trinário" de Fortaleza

Meton de Alencar também ganhará corredor de ônibus e Clarindo de Queiroz irá compor sistema de circulação no primeiro "trinário" de Fortaleza
15:15 | Ago. 22, 2019
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Começam nesta quinta-feira, 22, as obras do primeiro "trinário" de Fortaleza. A mudança promoverá transformações no trânsito de Fortaleza. O sistema de mobilidade será uma versão ampliada dos binários já existentes como nas avenidas Santos Dumont-Dom Luís. No Centro, o "trinário" reunirá a avenida Duque de Caxias e as ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz.

Mapa da mudança no tráfego
Mapa da mudança no tráfego (Foto: SCSP )

A Duque de Caxias terá sentido único, na direção leste-oeste (Aldeota-Centro). A avenida terá faixa exclusiva de ônibus, entre a rua Dona Leopoldina e a avenida Padre Ibiapina. Haverá ainda ciclofaixa.

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No sentido leste, a circulação ocorrerá pela Meton de Alencar, onde haverá um corredor exclusivo para ônibus, e pela Clarindo de Queiroz. Esta última terá o sentido atual invertido.

O corredor da Meton de Alencar será instalado entre a rua Princesa Isabel e a avenida Visconde do Rio Branco.

A avenida Padre Ibiapina terá sentido único praia-sertão entre Duque de Caxias e Bezerra de Menezes. Serão três faixas de tráfego e canteiro para dar apoio ao pedestre e para separação física da infraestrutura cicloviária. Entre Duque de Caxias e a rua Carneiro da Cunha, será implantado canteiro central. Serão implantadas, também, duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião.

A intervenção começa hoje e está prevista para ser concluída na primeira quinzena de novembro. A previsão de gasto é de R$ 4 milhões.

Com algumas diferenças, a intervenção havia sido anunciada em fevereiro, com previsão de entrega em junho.

O projeto inclui:

-3,8km de faixas exclusivas para ônibus. São 2,2 km na Duque de Caxias. Arua Meton de Alencar terá 1,6km de faixa exclusiva.

- Sentido único Leste-Oeste (Aldeota-Centro) na Duque de Caxias entre a rua Nogueira Acioli e a avenida Padre Ibiapina.

- O sentido oeste-leste (Centro-Aldeota) será pela rua Clarindo de Queiroz, entre a avenida Padre Ibiapina e a rua Antônio Augusto. Outra opção é a rua Meton de Alencar, que permanece no sentido oeste-leste (Centro-Aldeota) e terá corredor de ônibus.

- Serão instalados cerca de 3,3km de nova estrutura cicloviária: 2,5 km de ciclofaixa na Duque de Caxias no sentido Aldeota-Centro, entre rua Nogueira Acioli e avenida Padre Ibiapina. Haverá ainda 850 metros de ciclofaixa bidirecional na Padre Ibiapina, da rua Guilherme Rocha à avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente na avenida.

- Está prevista melhoria da iluminação pública nos trechos e requalificação das paradas de ônibus, com implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.

- Projeto inclui recuperação de calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento do asfalto na Duque de Caxias e na Meton de Alencar. Vias secundárias do trinário terão recuperação asfáltica.

- Lixeira subterrânea será instalada na Duque de Caxias, entre avenidas Padre Ibiapina e José Jatahy. Lixeiras de concreto serão instaladas no entorno do trinário.

- Haverá seis novos semáforos, nos seguintes cruzamentos:

a) Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina

b) Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo

c) Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel

d) Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel

e) Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina

f) Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo

Haverá ainda reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos.

Vias secundárias

Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), também haverá intervenções em todas as vias secundárias do entorno, no trecho entre a avenida Padre Ibiapina e a rua Nogueira Acioli.

Circulam na Duque de Caxias 41 linhas de ônibus. São aproximadamente 180 mil passageiros transportados diariamente. Em horário de pico,160 ônibus passam ou cruzam pela Duque de Caxias a cada hora. A avenida recebe o fluxo dos corredores expressos das avenidas Aguanambi e Bezerra de Menezes.

Mudanças nos ônibus e paradas

Haverá mudança de pontos de parada de ônibus e de itinerários das linhas que acessam as ruas do trinário e que são provenientes das avenidas Padre Ibiapina, Domingos Olímpio, Bezerra de Menezes e Duque de Caxias. As mudanças serão anunciadas pela Etufor conforme ocorram.

Impactos

Segundo a SCSP, as faixas exclusivas de ônibus aumentaram, desde junho de 2014, de 3,3km para 111,4 km em Fortaleza. Na Santos Dumont, o ganho de velocidade dos ônibus é de 207%. Na Dom Luís, 143%, segundo a SCSP. Na avenida Carapinima, o ganho é de 160%. Na General Sampaio, 108%. Na Bezerra de Menezes, o ganho é de 91%. Na Avenida da Universidade, houve aumento de 70% da velocidade. Na Domingos Olímpio, 62%.

Há atualmente 21 binários em Fortaleza, abrangendo mais de 40 bairros. Entre eles: Itaperi, Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota.

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