Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Parte da estrutura da Ponte dos Ingleses desaba nesta segunda-feira

Não houve feridos. O equipamento está interditado desde janeiro do ano passado e deverá passar por reformas
18:00 | Ago. 12, 2019
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Frequentadores da Praia de Iracema tomaram um susto na tarde desta segunda-feira, 12, depois que parte da estrutura da Ponte dos Ingleses desabou. Não houve feridos. O local está interditado desde janeiro de 2018. Conhecido popularmente como Ponte Metálica, o símbolo fortalezense deverá passar por uma reforma, sob responsabilidade do Governo do Estado do Ceará.

No momento em que parte da estrutura caiu, algumas pessoas que estavam nas proximidades da areia conseguiram avisar aos banhistas sobre o perigo. De acordo com moradores, partes da estrutura de metal e de madeira foram arrastadas para o mar. Na encosta das pedras é possível ver entulho e muito lixo. Depois que os ventos diminuíram, pessoas ajudaram a retirar os escombros do local.

 Desabamento de parte da Ponte dos Ingleses.
Desabamento de parte da Ponte dos Ingleses. (Foto: Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vendedor Kleber Silva foi uma das pessoas que ajudou na retirada dos entulhos que ficaram espalhados entre o mar e areia. Ao POVO Online, ele contou que, antes de cair, era possível ouvir barulho de lataria. “A estrutura já está tão gasta, que com a maresia terminando de se acabar, quando eu vi, já estava tudo caindo. Eu e outras pessoas que ficam por aqui saímos para ver se tinha gente ferida, e graças a Deus que não, mas o susto foi grande”, explica.

O local, que é considerado um dos pontos mais importantes do turismo do Ceará, enfrenta problemas para a conclusão da reforma. Além de ponto cultural de Fortaleza, a Ponte dos Ingleses é local de encontro de várias tribos.

O surfista Rael Augustinho, de 22 anos, que é frequentador do local desde criança, contou como se sente preocupado com o descaso e a falta de segurança para quem vai para a praia ou quem gostaria de conhecer o equipamento. “Agora só ver a Ponte nas fotos, porque passear aqui eu acho que vai ser difícil, uma pena, a galera deixa lixo, picha, e não tem ninguém se preocupando em revitalizar isso aqui”, conta.

De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), a Ponte dos Ingleses foi fechada no início de 2018 para a realização de uma grande reforma e também para que não houvesse risco à segurança dos visitantes. Com orçamento prévio de R$ 19 milhões, a reforma estaria em fase de projeto e deve ser executada pela Casa Civil. "O projeto deve ser concluído em aproximadamente 90 dias e a obra deve começar até o fim do ano. Após seu início, a reforma deve durar 12 meses", diz a nota.

No mesmo texto, a Setur ressalta que a Ponte dos Ingleses é um ícone de extrema importância para o turismo de Fortaleza, mas sofre muito desgaste pela ação da força do mar, por causa da maresia e também pelo vandalismo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar