PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Após desabar, píer da Barra do Ceará é reinaugurado nesta quarta

A obra demorou 76 dias para ficar pronta, 14 dias a menos que o prazo previsto

18:22 | 31/07/2019
A entrega foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 31
A entrega foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 31(Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)

Atualizada às 19h21min

O prefeito Roberto Cláudio entregou, no fim da tarde desta quarta-feira, 31, o novo píer da Barra do Ceará. O local estava em reforma desde maio deste ano, após um acidente acontecido em abril, que deixou pelo menos 20 pessoas feridas, corromper parte de sua estrutura. A obra demorou 76 dias para ficar pronta, 14 dias a menos que o prazo previsto. Na ocasião, o prefeito anunciou o Beira-Rio, projeto de urbanização financiado pelo Banco Mundial.

"Estamos muito satisfeitos em entregar o píer muito mais seguro, sobretudo porque ele agora vem com uma geração nova de tecnologia e engenharia. Ele teve o diâmetro da infraestrutura de concreto que o sustenta dobrado, parte de moderamento foi toda substituída. Foi feito também um ajuste no plano operativo, onde a prefeitura vai fazer, mensalmente, um checklist do empreendimento", disse o secretário da Regional I, Rennys Frota.

Marcando o aniversário de 415 anos da Barra, o novo Píer tem objetivo de auxiliar no desenvolvimento do turismo local e preservação da área, dar segurança às embarcações e manter viva a história do equipamento.

Presente na entrega, Roberto Cláudio reforçou a importância histórica do píer da Barra do Ceará e afirmou que havia um conflito de responsabilidades antes da Prefeitura assumir a reforma do local. "O pior é a gente estar discutindo de quem era a responsabilidade, se era pública ou privada, e a nossa Cidade pagar esse preço de ter um dos seus locais mais importantes, de beleza histórica e patrimônio ambiental com a estrutura abalada", colocou.

“O local traz boas lembranças de quando me mudei para cá com minha família, filhos ainda pequenos. Eu trazia todos pra passar o fim da tarde e depois que ficou fechado, esperava que o quanto antes fosse reaberto para poder voltar aqui. Sinto uma grande satisfação por ver esse cantinho do meu bairro arrumado”, disse Mairta Silva, de 55 anos e moradora da Barra há 34 anos.

Projeto Beira-Rio

Sobre o novo projeto, intitulado Beira-Rio, o prefeito de Fortaleza adiantou que se trata da urbanização da foz do Rio Ceará, começando no Vila do Mar e indo até o estaleiro. A área inteira irá receber paisagismo, calçadão novo, ciclovia, equipamentos culturais, de lazer e esporte, além da padronização de todos os quiosques ao lado do píer da Barra.

"Envolveremos moradores, empreendedores aqui da Barra para apresentar o projeto novo, financiado pelo Banco Mundial", explicou Roberto Cláudio. "Com isso, certamente ganhará o turismo ecológico, ganhará a proteção da nossa memória de cidade e também a preservação de um dos patrimônios ambientais de maior significado que é a foz do rio Ceará", concluiu.

Clique na imagem para abrir a galeria

Com informações da repórter Jullie Vieira

Lia Bruno e Izadora Paula