PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Projetos levam a escuta terapêutica para as ruas de Fortaleza neste fim de semana

A Praça do Ferreira e o Passeio Público receberão profissionais voluntários nas manhãs de sábado e domingo

13:32 | 05/07/2019
Em maio, o Escuta na Praça foi realizado na Praça das Flores, na Aldeota
Em maio, o Escuta na Praça foi realizado na Praça das Flores, na Aldeota(Foto: Isaac de Oliveira/O POVO)

O acesso a atendimento psicológico nem sempre é fácil, mesmo com uma grande demanda de pessoas precisando entender melhor seus sentimentos e tratar condições mais sérias de saúde. Em Fortaleza, diversas clínicas, públicas e privadas, oferecem terapia gratuita ou a preços populares. Outra forma de cuidado são os projetos que promovem escuta e acolhimento. Duas iniciativas de psicólogos voluntários buscarão, neste fim de semana, escutar as angústias dos fortalezenses. 

No sábado, 6, o Instituto Bia Dote leva o projeto Terapia na Cidade para a Praça do Ferreira. Conforme o instituto, a ação se repetirá durante todos os sábados de julho. Os acolhimentos individuais acontecem em quatro horários (8h, 9h, 10h e 11 horas) e são feitos por ordem de chegada, sem agendamento prévio ou triagem. Em cada horário, haverá duas psicólogas em atendimento; assim, até 8 pessoas poderão ser atendidas a cada sábado.

A instituição ressalta que o projeto não é um atendimento psicológico, mas um acolhimento ou uma escuta com fins terapêuticos aberta para todos. "Se você estiver se sentindo angustiado, passando por um momento difícil, ou tentando entender melhor seus sentimentos, vem conversar com a gente", convida a iniciativa.

Já no domingo, 7, psicólogos voluntários do projeto Escuta na Praça realizam acolhimento terapêutico no Passeio Público. Nas ações, os voluntários levam cadeiras para as praças e o atendimento é feito de modo individual. Não há tempo de atendimento específico definido. O convite é para todas as pessoas que querem falar das emoções ou buscam compreender reações diante das situações da vida. A iniciativa acontece em diversos locais na Capital e já atendeu pessoas de diversos bairros e cidades da região metropolitana.

SERVIÇO

Terapia na Cidade

Acolhimento terapêutico ofertado em locais públicos por profissionais do Instituto Bia Dote

Quando: todos os sábados de julho, das 8 horas ao meio-dia

Onde: Praça do Ferreira, Centro

Escuta na Praça

Acolhimento terapêutico em locais públicos ofertado por 20 psicólogos voluntários

Quando: domingo, dia 7, das 9 horas ao meio-dia

Onde: Passeio Público, Centro

MARCELA TOSI/ Especial para O POVO