Participamos do

Agefis diz que não há irregularidades na retirada de areia nas dunas da Sabiaguaba

Um grupo de moradores da região realizou protesto na tarde dessa quinta-feira, 7, contra a remoção da areia
17:29 | Mar. 08, 2019
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após denúncias de excessos na retirada da areia nas dunas da Sabiaguaba, a Agência Fiscalizadora de Fortaleza (Agefis) realizou vistoria no local e informou que "não constatou irregularidades". A operação acontece na CE-010 desde o dia 1º de fevereiro para retirada do material que estava invadindo a estrada.

"Foi verificado que a remoção da areia contemplou a área da via, da ciclovia e do passeio, de forma a desobstruir o trânsito de carros, bicicletas e pedestres", ressaltou a assessoria de comunicação do órgão por meio de nota.

A Agefis disse que a operação no local acontece em conformidade com a autorização emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para que o Departamento de Estadual de Rodovias (DER) realizasse a retirada do material.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Protestos

Um grupo de moradores da região realizou protesto na tarde dessa quinta-feira, 7, contra a remoção da areia. Os manifestantes que estiveram no local reclamaram que o material está sendo removida em excesso, ultrapassando o que foi acordado com o conselho gestor do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba.

Conforme o DER, a ação tem autorização de uma comissão formada pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Semace e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além disso, a Agefis disse que foram realizadas visitas de campo com participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outras entidades e civil que fazem parte do conselho gestor para "verificar a adequabilidade do local".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags