Participamos do

Moradores protestam contra retirada de areia das dunas na Sabiaguaba

Os manifestantes que estiveram no local reclamaram que a areia está sendo removida em excesso, ultrapassando o que foi acordado com o conselho gestor do bairro
21:11 | Mar. 07, 2019
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h16min

Um grupo de moradores realizou protesto na tarde desta quinta-feira, 7, contra a remoção da areia das dunas na Sabiaguaba. A operação acontece na CE-010 desde o dia 1º de fevereiro para retirada do material que estava invadindo a estrada.

Os manifestantes que estiveram no local reclamaram que a areia está sendo removida em excesso, ultrapassando o que foi acordado com o conselho gestor do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Retirada da areia das dunas acontece desde o dia 1º de fevereiro, conforme o DER.
Retirada da areia das dunas acontece desde o dia 1º de fevereiro, conforme o DER. (Foto: Israel Gomes/ Especial para O POVO)

Conforme o Departamento Estadual de Rodovias (DER), a ação tem autorização de uma comissão formada pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"A estrada foi construída sabendo que aqui era uma duna móvel e que esta duna iria se mover em direção à estrada", criticou a advogada Beatriz Azevedo, de 25 anos, representante do instituto Verdeluz. Ela disse que a operação está sendo feita de "forma totalmente irresponsável" e acrescentou que o DER "está basicamente desmontando a duna".

Beatriz Azevedo ressaltou que o período acordado com o conselho para retirada da areia era durante o mês de fevereiro. O POVO Online esteve no local nesta quinta e presenciou a retirada do material. A reportagem  tentou falar com o representante do DER que acompanhava a ação, no entanto, o profissional disse que não iria falar sobre o assunto.

A assessoria de comunicação da Seuma explicou que faz parte da comissão que autorizou a realização da operação, porém, a execução das obras fica a cargo do DER e a fiscalização sob responsabilidade da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Após denúncias de excessos na retirada da areia nas dunas da Sabiaguaba, a Agência Fiscalizadora de Fortaleza (Agefis) realizou vistoria no local e informou que "não constatou irregularidades".

O POVO Online enviou email com questionamentos para o DER e Semace, por volta das 17 horas, e aguarda resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags