PUBLICIDADE
Notícias

Centro de Saúde do Meireles é nova opção para controle do tabagismo

14:57 | 11/04/2012

Os fumantes de Fortaleza têm mais uma opção para o tratamento contra tabagismo. O Centro de Saúde do Meireles é a nova rede estadual a participar do Programa de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. Inicialmente, serão orientados 15 fumantes dispostos a largar o hábito. A primeira reunião do grupo ocorre nesta quarta, às 15h30, em ambientes 100% livres de cigarro, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ou seja, no interior do local não é permitido fumar, de acordo com portaria da direção,

As equipes que irão acompanhar os fumantes são formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras e nutricionistas. No início do tratamento, os pacientes serão ouvidos sobre a motivação para deixar de fumar. Também serão realizados exames para conhecimento sobre o quadro de saúde dos pacientes e o grau de dependência da nicotina, uma das principais substâncias encontradas no cigarro. O tratamento é baseado em abordagem cognitivo-comportamental e em uso de medicamentos.

Na rede estadual, além do Centro do Meireles, desde 2002 o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes atende pacientes que querem parar de fumar em busca de saúde e qualidade de vida.

Brasil: Número de fumantes cai para 14,8%

O percentual de pessoas fumantes no País passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É o que indica a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta terça-feira, 10, pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou os resultados e lembrou que é a primeira vez em que o índice ficou abaixo dos 15%, no País.

A frequência de consumidores continua maior no homem: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, os homens lideram a redução de tabagismo no Brasil, considerando que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% de mulheres. A tendência de queda no consumo entre os homens foi constatada em todas as faixas etárias e independentemente do grau de escolaridade.

Serviço:
Centro de Saúde do Meireles: 3101.1446

 

Redação O POVO Online 

TAGS