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No CEM, empresas cearenses buscam internacionalização em rodadas de negócios mediadas pela Apex

Ceará Está na Moda conecta marcas cearenses com empresas estrangeiras, oportunizando internacionalização de negócios e promoção da cultura local

“Eles vêm para comprar histórias”. Assim Pablo Lira, assessor da presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), define a atuação das empresas internacionais que vêm ao Brasil para fazer negócios. No Estado, elas foram convidadas para se conectar com as marcas cearenses que expõem seus produtos nos estandes do Ceará Está na Moda (CEM), que ocorre até essa quinta-feira, 25, no Centro de Eventos do Ceará. Durante a Rodada de Negócios, setor específico do evento que facilita esse contato, a Apex trouxe compradores dos Emirados Árabes Unidos, Espanha, Rússia, Filipinas e África do Sul para ver de perto as belezas da moda cearense.

O que mais brilha aos olhos dos estrangeiros? Como o Ceará incorpora artesanato à sua moda. Mas muito mais que isso, é o storytelling que faz toda a diferença no valor agregado aos produtos das marcas locais.

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"Quando (os compradores estrangeiros) vêm para cá, vêm para comprar história. Não vêm só para comprar produtos. É por meio da visitação que a gente faz nas fábricas, essa visita numa feira dessas, que eles presenciam a história, conversam com as pessoas... Por exemplo, a Catarina Mina tem um projeto social com 450 bordadeiras aqui no interior do Ceará. Então o quanto de renda um produto desse não divide?", aponta o assessor.

 

A agenda com as cinco estrangeiras no Ceará começou nesta segunda-feira, 22, em visitações a uma série de marcas locais do segmento de moda. A partir das visitas, os compradores sinalizaram com quais empresas desejam negociar e então a marca é convidada para a rodada de negócios, colocando cearenses e estrangeiros frente a frente numa conversa de 20 minutos com o objetivo de estabelecer novos negócios e parcerias.

"Uma empresa que está aqui, se precisasse negociar com um comprador do exterior, ela teria que comprar passagem, alugar chão de feira, seria um custo enorme. Então a Apex traz o comprador para negociar frente a frente", explica Pablo Lira, destacando a marca cearense Catarina Mina como um grande exemplo de empresa que passou por uma trilha de capacitações da Apex e hoje galga cenários internacionais.

Além dessas, a Apex também oferece outras oportunidades a empresas locais, como as viabilizadas pelo Programa Exporta Mais Brasil, lançado em 2023. A ideia é a mesma: colocar empresas brasileiras tête-a-tête com compradores estrangeiros. Até o momento, já foram atendidas 568 empresas de todos os estados, resultando em 4.400 reuniões de negócios e um total de 80 milhões de dólares em acordos comerciais. Especificamente em Fortaleza, no ano passado o programa teve foco no artesanato, alinhando-se ao potencial econômico local.

Confira mais imagens da Rodada de Negócios do CEM:

 

Oportunidade

Uma das empresas interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras do Atlântico é a Dnude Lingerie. O fundador da marca, Ícaro César, compartilha que o convite para apresentar seu negócio a outras duas empresas, uma da África e outra dos Emirados Árabes, chegou de forma repentina.

“Foi meio de surpresa. Mas a gente já tinha feito capacitação com a Apex, esse incentivo que o sistema Fiec dá para todo o pessoal que é da indústria. A gente acabou já se capacitando e está mais preparado”, relata, explicando que os poucos clientes internacionais que têm, nos Estados Unidos e Angola, são pessoas físicas e ainda não há nenhuma logística de grande porte.

Antes atuando como engenharia elétrica, sua área de formação, a veia empreendedora foi despertada ao se associar ao Sindicato das Confecções do Estado do Ceará (SindConfecções), em que também atua como diretor financeiro. Quando começou a participar de eventos promovidos pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), começou a entender mais sobre confecção e a empreender.

Hoje totalmente imerso no universo da moda, Ícaro César já adequa suas expectativas comerciais, trabalhando para antecipar para este ano a previsão de retorno de 10 a 15% de faturamento somente com exportação em 2025.

Eventos como esse, que impulsionam, incentivam, mostram a força que o Ceará tem na moda, são muito importantes. Não só para os compradores, mas também para a população do próprio Ceará”, ressalta o empreendedor.

Brenda Oliveira, profissional de recursos humanos e comercial da empresa de moda praia UV Life Brasil, também esteve presente para aproveitar a Rodada de Negócios. A intenção era apresentar a marca para as representantes da Rússia e das Filipinas, que também atuam no mesmo segmento de moda que a empresa cearense.

 

"Ter sucesso nessa venda seria muito importante porque a gente tem ali uma bancada só de mulheres. A nossa CEO, uma mulher, criou a empresa sozinha, do zero. Então, além de ter a internacionalização e mais vendas, a gente também teria esse reconhecimento da nossa CEO por outras mulheres", explica Brenda.

Atualmente, a marca, que começou no bairro fortalezense Vila Velha, apresenta uma fábrica na região e lojas físicas no Centro Fashion, na Capital, e em Maracanaú, Paracuru e Caucaia.

Serviço

Ceará Está na Moda (CEM)
Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 21h30
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, portão B).
Site: www.cearaestanamoda.com.br
Aberto ao público. Inscrições feitas presencialmente.

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