Fecormecio

Moda para além da obviedade: evento promove formações sobre comércio e indústria cearense

Senac e Senai marcam presença em extensa programação nos três dias de evento

Grandes nomes da moda, desfiles com jovens criadores e estilistas de relevância nacional e exposições com Mestres da Cultura e artesãos são alguns dos destaques do Ceará Está na Moda (CEM), evento que teve início nesta terça-feira, 23. Promovido de forma conjunta pelo Sistema Fecomércio Ceará e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o CEM é aberto ao público e ocorre no Centro de Eventos, em Fortaleza, até o dia 25. As inscrições podem ser feitas presencialmente.

O objetivo do evento é potencializar o trabalho do povo cearense na moda do Estado, apoiando empreendedores e trabalhadores do segmento. Nesse sentido, o Senac e o Senai estão presentes no CEM promovendo uma série de palestras e oficinas para o público. Alguns dos temas trabalhados foram tendências futuristas para a moda, práticas de ESG no setor, colorimetria e modelagem de calçados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Marvane Maia, estilista de lingerie há 12 anos, compareceu ao CEM em busca de se manter atualizada sobre as tendências do mundo da moda. “É muito importante participar, ver as palestras, estar nos lugares, ver o que está acontecendo de novo, se conectar com as pessoas. Por exemplo, a primeira palestra que eu assisti foi sobre ser mais consciente, trazer uma olhar em relação ao cotidiano, para eu poder entrar nessa realidade”, explica.

A diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, indica que os três dias de evento são resultado de um projeto que vem sendo cuidadosamente preparado há meses. Para ela, a educação é uma das etapas da extensa cadeia produtiva da moda, sendo um dos fatores fundamentais do evento.

“As palestras e as oficinas visam dar ao aluno a agulha do conhecimento, a vontade de que ele se aprofunde, que desperte para novas oportunidades de carreira, novas posições e novos pontos de vista. É um intercâmbio muito rico aqui”, destaca. Débora defende, ainda, a força do Ceará na moda e o aspecto cultural intrínseco na área.

“O Ceará sempre teve uma força muito grande na moda para o Brasil. Nossa moda tem um pé cultural muito forte, desde uma renda até sementes que inspiram muitas coleções, o sertão, a caatinga. Essa cultura deve estar atrelada à educação para que a gente consiga desenvolver o mundo da moda e consiga que o aluno empreenda ou que seja um colaborador de qualidade, encontrando um propósito claro naquilo que ele está fazendo”, declara.

Segundo Paula Couto, da área de marketing e projetos do Senai, o foco da entidade para o evento foi a inovação na indústria da moda, um mercado em grande ascensão no Estado. “Trouxemos uma mescla de inovação e mão de obra humana nas nossas oficinas. Nunca vamos deixar de ter o ser humano para o desenvolvimento inovador, seja ele qual for”, garante. Assim, algumas das próximas oficinas devem envolver uso de maquinário, tendências para o verão 2025 e tecelagem. De acordo com a especialista, hoje o Ceará apresenta amplas oportunidades em indústrias nas áreas de modelagem e costura, assim como na parte de mecânica e técnico-têxtil.

 

Serviço
Ceará Está na Moda (CEM)
Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 21h30
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, portão B).
Site: www.cearaestanamoda.com.br
Aberto ao público. Inscrições feitas presencialmente.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecormecio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Senac Senai Moda Ceará Está na Moda Fecomercio Fiec

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar