O que fazer em Paracuru: praias, dunas, passeios de buggy e cultura no litoral cearense
Com vista para o mar, aventura nas dunas e atrações culturais, Paracuru é um dos destinos mais completos do litoral oeste do Ceará. Saiba o que conhecer por lá!
Localizado a pouco mais de 80 km de Fortaleza, Paracuru é daqueles destinos que encantam à primeira vista e surpreendem a cada passo. Seja pela beleza das praias, pelas aventuras nas dunas dos Lençóis Paracuruenses ou pelo charme das praças à beira-mar, a cidade oferece uma combinação perfeita de lazer, natureza, história e cultura.
A melhor época para visitar a região é agora: de julho a novembro, as lagoas estão cheias e o inverno fica para trás. Neste roteiro, você descobre tudo o que fazer em Paracuru e entende por que o município se tornou um dos principais pontos turísticos do Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Praça da Matriz
Cartão postal da cidade, a Praça da Matriz é ideal tanto para quem busca tranquilidade quanto para quem busca um ambiente vibrante. O local amplo e ventilado com vista para o mar é o cenário perfeito para passeios familiares, encontros entre amigos e brincadeiras entre a criançada. À noite, o ambiente ganha ainda mais vida. Com diversas barracas, restaurantes, bares, foodtrucks e quiosques funcionando ao redor da Praça, as opções de gastronomia, entretenimento e artesanato contemplam todos os públicos.
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
A Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios de Paracuru está localizada na Praça da Matriz e foi idealizada pelo Padre João Francisco Nepomuceno da Rocha, nascido no Parazinho, antigo nome da região. A partir da construção, foram edificadas as primeiras casas de Paracuru ao redor da igreja, dando início à história do município.
Praça do Farol
Saindo da Praça da Matriz e indo em direção ao mar está a Praça José Batista de Carvalho, mais conhecida como Praça do Farol. Lá, é possível encontrar lanchonetes, quiosques, parquinho infantil, quadra de esportes e academia ao ar livre. Para os amantes de fotografia, o letreiro "Nós amamos Paracuru" e o mirante do pôr do sol são bons cenários para serem registrados. Mais adiante, já na faixa de areia, é possível encontrar o Farol de Paracuru, localizado na Praia do Farol.
Lençois Paracuruenses
Com dunas branquinhas e lagoas formadas pela água da chuva entre os morros de areia, os Lençois Paracuruenses são um dos pontos turísticos mais procurados da região. Em geral, os visitantes chegam à área por meio de passeio de buggy ou quadriciclo. Além do banho nas águas paradisíacas, é possível se aventurar no “skibunda”, atividade em que a pessoa desliza pelas dunas sentada em uma prancha de madeira.
Praias
Quem vai à Paracuru consegue encontrar das praias mais frequentadas, com barracas, restaurantes e música ao vivo, até as mais tranquilas e quase desertas. São cerca de 20 km de orla, compreendendo aproximadamente 20 praias de areias finas, coqueirais, dunas e recifes. Algumas das principais praias são:
Centro
- Ronco do mar;
- Praia da Munguba (Praia do Farol);
- Praia do Boco do Poço.
Oeste
- Praia da Bica;
- Praia da Pedra do Meio;
- Praia do Havaizinho;
- Praia da Barra do Rio Curu (encontro do rio com o mar).
Leste
- Praia das Almas;
- Praia do Parazinho (onde fica a primeira vila de pescadores do município, soterrada pelas dunas);
- Praia da Pedra Rachada;
- Praia do Quebra Mar (onde as pessoas praticam kitesurf).
Passeios
Um dos passeios mais clássicos para se fazer em Paracuru é o de buggy, realizados pelos profissionais da Associação dos Bugueiros de Paracuru. As rotas variadas exploram as praias e dunas da região, adicionando uma pitada de aventura e adrenalina à viagem. Além dos buggys, existem passeios de quadriciclo e caiaque. Confira algumas opções:
O Decreto Estadual nº 25.418/1999 criou a Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru, uma área de 3.909,60 hectares gerida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (Sema). Os passeios realizados pela Associação de Bugueiros de Paracuru contam com bugueiros cadastrados e credenciados no município, como parte da condicionante da autorização ambiental emitida pela Sema.
Centro Cultural Cia de Dança
Mais que a sede da Paracuru Cia de Dança e da Escola de Dança de Paracuru, o Centro é um espaço de formação artística, espetáculos abertos ao público e ações educativas que envolvem jovens e adultos. Quem visita o espaço não apenas assiste a espetáculos de excelência, mas também presencia a efervescência criativa de um lugar que se tornou símbolo do potencial transformador da cultura. O Centro está localizado na rua Pedro Barroso Meireles, no bairro Boca do Poço, e conta com programação gratuita.
Centro Cultural Lúcio Damasceno
Localizado no coração da cidade, na rua Domingos Paulino, Centro, o espaço recebe exposições de artistas locais e convidados, abriga apresentações teatrais e musicais, e é ponto de encontro para coletivos criativos e amantes da arte. Com uma agenda diversificada e visitação gratuita, é um verdadeiro portal de acesso à riqueza simbólica e estética do povo paracuruense.
O que é o Destino Ceará?
O projeto “Destino Ceará: Descobrindo as Belezas do Estado” é realizado pelo O POVO e celebra o Ceará como um dos principais destinos turísticos do PaÍs. Com conteúdos veiculados no portal online, no jornal impresso, na rádio e nas redes sociais, o projeto leva ao público a história das cidades, o cotidiano das comunidades e os personagens reais que dão vida a cada lugar.
Nesta segunda edição, O POVO te convida a explorar as belezas e a cultura de quatro localidades cearenses encantadoras: Paracuru, Serra de Ibiapaba, Icapuí e Quixadá. Vamos embarcar nessa viagem?
Nos acompanhe nas redes sociais: instagram.com/opovoonline/
LEIA MAIS | "Destino Ceará 2025": O POVO apresenta novos caminhos do turismo no Estado
Paracuru: paraíso do litoral cearense é referência em esportes aquáticos e tradições culturais