Participamos do
Imagem destaque

Como surgiu a cultura maker?

Os projetos desenvolvidos pelos alunos nos espaços makers de cada sede Antares são planejados e produzidos pelo Departamento de Cultura Maker
07:00 | Nov. 09, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

A história da cultura maker tem raízes no movimento DIY – Do it yourself (em português, “faça você mesmo”). Como o nome sugere, as práticas DIY envolvem os atos de fabricar, consertar ou montar algo por conta própria, sem a necessidade de contratar terceiros para fazer esses serviços, estimulando a criatividade e proporcionando a satisfação pessoal no fim do processo.

Segundo Marcondes Saraiva, diretor de ensino do Colégio Antares, “a influência desse movimento na educação é bastante interessante, pois, além de aproximar a teoria da prática e trabalhar a interdisciplinaridade, o ato de aprender fazendo despertar o interesse e a curiosidade, fomenta o pensamento crítico, promove o uso e a familiarização das tecnologias e leva o aluno a buscar soluções para os problemas cotidianos de forma criativa, uma vez que a cultura maker está fundamentada em quatro pilares: CRIATIVIDADE, COLABORAÇÃO, SUSTENTABILIDADE e ESCALABILIDADE”.

Ao acessar este link, você usa um smartphone? Um computador? Este último, uma invenção da década de 70, que dava pistas de como o "Faça Você Mesmo" se transformaria em uma cultura. As ideias da cultura maker surgiram em diversos países e se alastraram ao redor do mundo por meio do movimento punk.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | O que é cultura maker?
Como a cultura maker pode auxiliar na construção do conhecimento em sala de aula?

“O Colégio Antares desenvolve a cultura maker desde 2010, sendo o pioneiro no estado do Ceará. Os projetos desenvolvidos pelos alunos nos espaços makers de cada sede Antares são planejados e produzidos pelo Departamento de Cultura Maker. Tais projetos buscam tornar a cultura maker um complemento multidisciplinar dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, uma vez que seguem uma padronização de conteúdos conceituais, valendo ressaltar que todas as atividades estão relacionadas ao conteúdo programático de cada série. Portanto, os alunos têm a oportunidade de reforçar, na prática, os ensinamentos de sala de aula”, explica a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin.

Cultura maker na educação

Ainda nos anos 2000, a cultura maker começou a ser reconhecida como uma importante metodologia de ensino. "Desde que o homem existe, ele é um ser maker, que produz. A gente está fazendo um resgate, trazendo isso para a sala de aula", explica a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin. Todas as unidades do Colégio Antares têm um laboratório maker, justamente para facilitar o aprendizado das crianças e adolescentes.

O aluno fica "100% motivado, alegre e entusiasmado", diz o professor Marcondes Saraiva, diretor de Ensino e Aprendizagem do Antares. "Nós estamos preparando as habilidades desses jovens do século 21. Muito mais que soma e/ou subtração, é a forma correta de trabalhar em equipe, escrever seu projeto, defender sua ideia e ter tem uma dimensão que perpassa todas as disciplinas", aponta ele.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Educação em Tempo Integral formando os líderes do século XXI

06:00 | Dez. 06, 2021 Tipo Publieditorial

Em 2020, o Antares foi o 1° lugar do Brasil no ITA e o 1° lugar geral do Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME – os vestibulares mais difíceis do país. A sólida formação educacional do Antares, capaz de promover conquistas nacionais e internacionais, equilibrando conhecimentos e valores humanos, tem feito grande diferença na vida de pais e alunos.

Olhando sempre para o futuro, o Antares inaugura, em 2022, a sua 9ª sede, com uma proposta educacional firmada nos valores e fundamentos essenciais para a formação de uma cultura de estudos: o Antares Full Time, educação em dois turnos – uma proposta de ensino inspirada nas melhores escolas de Tempo Integral do mundo.

O projeto, fruto de grande pesquisa, combinado à trajetória de inovações do Antares, oferece ao aluno conforto, segurança, saúde, contato com a natureza e acompanhamento personalizado, trabalhando habilidades para a formação dos líderes do século XXI, capazes de construir uma sociedade justa, próspera e fraterna. O Antares Full Time Washington Soares traz grandes inovações para o ensino e o aprendizado, porque acreditamos que educação de excelência transforma a vida do aluno, da família e da sociedade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Baixe agora ebook sobre o Antares Full Time:

Clique aqui para baixar o PDF.

Mais informações: (85) 3308-5151

www.colegioantares.com.br

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Novo Antares Washington Soares inspirado nas melhores escolas de tempo integral do mundo

06:00 | Out. 25, 2021 Tipo Publieditorial

Em outubro, o Colégio Antares inaugurou a sua nona sede: o Antares Washington Soares Full Time (Rua Caetano Ximenes Aragão, 110 – Água Fria), o projeto é inspirado nas melhores escolas de Tempo Integral do mundo.

"Nossa proposta é juntar tradição e inovação, trabalhando valores e o que há de mais moderno no mundo da educação, para que os nossos alunos recebam uma formação completa e sejam capazes de construir uma sociedade mais justa e próspera" — ressalta Ênio Filho, diretor-executivo da Rede Antares.

A sede Washington Soares Full Time oferece uma educação de qualidade, unindo tecnologia, formação de valores e visão de futuro, além de conforto, segurança, saúde, contato com a natureza e acompanhamento personalizado aos alunos, fatores que são marcas registradas do Antares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com atividades pedagógicas diversificadas, desenvolvidas diariamente das 7 às 17 horas, o Antares Full Time uniu a excelência educacional a um projeto arquitetônico rico em detalhes que encantam crianças e adultos. "Procuramos oferecer um alto padrão de ensino, em um espaço propício para o aprendizado” — conclui Ênio Silveira, diretor-geral do Antares.

“O programa Full Time já é, também, uma realidade para os alunos das demais sedes do Colégio. Mais uma vez o Antares trabalhou para aliar qualidade de ensino e afetividade aos seus alunos, o que gera alto desempenho escolar” - salienta Marcondes Saraiva, diretor de ensino do Colégio.

No Antares, educação de qualidade, afetividade e atendimento individualizado são elementos primordiais para que os alunos alcancem resultados magníficos nos mais diversos concursos e vestibulares, como os mais recentemente divulgados: 1º lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e 1º lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Colégio Antares Fundamental é a única Escola, no Ceará, especialista no Ensino Fundamental

06:00 | Ago. 26, 2021 Tipo Publieditorial

Novos tempos suscitam um novo olhar sobre a Educação, o ato de educar precisa estar mais conectado a todas as fases de desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e jovens. Ao falar em conexão, ressaltamos não somente a inovação e a tecnologia, mas, principalmente, a conexão emocional e afetiva.

A Escola, além de ser o espaço para a criação e aprendizagem, é também o lugar do vínculo, da afetividade e do desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem às crianças crescerem em todas as áreas de sua vida.

Felizmente, já é possível encontrar, na cidade de Fortaleza, uma escola que se preocupe com o desenvolvimento sistêmico e integrado de seus alunos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Colégio Antares Fundamental é a única Escola, no Ceará, especialista no Ensino Fundamental, com espaços projetados para aprendizados significativos que estimulam a criatividade, interação e a ludicidade.

Acreditamos no Ensino Personalizado, com salas temáticas e turmas com número de alunos reduzidos, comparadas com as grandes escolas do Estado. Nossa grade curricular é diferenciada, pois abrange disciplinas como Artes, Musicalização, Teatro, Xadrez e Lógica, Maker, Oratória e Espanhol para todos os alunos, além de Empreendedorismo e Educação Financeira.

Nosso Projeto Bilíngue inclui carga horária ampliada, aulas com turmas divididas para favorecer o bom desempenho dos alunos nas atividades de Listening, Writing, Reading e Speaking.

No turno da tarde, a Escola oferece o Sistema Integral e Full Time com o acompanhamento de Orientação de Tarefas e Estudos, Oficinas e Cursos exclusivos, organizados conforme a faixa etária e fase de desenvolvimento das crianças e adolescentes. Oficinas Desportivas, Cursos de Instrumentos e atividades que favoreçam o repertório cognitivo e cultural, assim como, a construção da autonomia de nossos alunos.

As sedes Antares Fundamental Santos Dumont e Barbosa de Freitas já estão com as matrículas abertas para o ano letivo 2022. Agende a sua visita!

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Educação de qualidade e afetividade resultam em alto rendimento

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Jan. 21, 2021 Tipo Publieditorial

No Colégio Antares, o conceito de educação personalizada é colocado em prática diariamente, quando toda a equipe pedagógica tem o cuidado e a preocupação de buscar as melhores estratégias de ensino e os meios mais efetivos de garantir o desenvolvimento dos alunos, dentro de suas capacidades. Por esse motivo, a escola investe constantemente na aquisição de ferramentas tecnológicas, na formação continuada dos profissionais e em uma ambientação atrativa e propícia para o processo ensino-aprendizagem.

Profissionais e alunos são motivados diariamente a descobrirem novas formas de ensinar e de aprender, construindo laços e interações únicas que elevam o nível de confiança e, consequentemente, garantem uma formação sólida e eficaz.

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos são preparados para os desafios que a vida pode apresentar, por meio de atividades que trabalham a autoestima, a autoconfiança, o senso crítico, o respeito à diversidade, a responsabilidade e a solidariedade. Ao longo de sua formação, os alunos são apresentados a situações em que os conhecimentos acadêmicos são colocados à prova na resolução de problemas reais, para que desenvolvam a consciência de que o estudo tem sempre que estar alinhado a um propósito de vida que faça o indivíduo crescer, mas que também gere benefícios àqueles que o rodeiam, conforme preconiza o Programa das Escolas Associadas à Unesco, do qual o Antares faz parte desde 2010.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse processo de construção da identidade, da autonomia e dos sonhos de crianças e adolescentes, o Antares busca oferecer todos os instrumentos que uma escola voltada para a formação integral de seus alunos pode ofertar, desde profissionais comprometidos com a sua missão de educadores, até os instrumentos e materiais de última geração alinhados à novas propostas educacionais.

Assim, a união entre educação de qualidade e afetividade leva a resultados magníficos nos mais diversos concursos e vestibulares, como os mais recentemente divulgados: 1º lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e 1º lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

De acordo com o Diretor de Ensino do Colégio Antares, “os alunos responsáveis por feitos tão grandiosos passaram grande parte da infância e adolescência no Antares, aprendendo que a felicidade é fruto do esforço e dedicação contínuos, e que o trabalho conjunto gera resultados mais sólidos e gratificantes! Isso prova que a formação de qualidade e o esforço pessoal geram grandes resultados”.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Atendimento personalizado nas escolas resultando melhor rendimento

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Dez. 29, 2020 Tipo Publieditorial

O atendimento personalizado busca descobrir os interesses e os talentos de cada aluno através de uma equipe multidisciplinar qualificada, contando sempre com a ajuda do próprio estudante uma vez que ele é o protagonista no processo de aprendizagem.

O Colégio Antares procura inspirar seus alunos por meio de métodos inovadores e criativos. Com isso, busca tornar a educação mais interessante e prazerosa.

“Salas de aula com número reduzido de alunos é um dos diferenciais do Antares. Com isso, conseguimos ter um rendimento muito melhor, com um atendimento mais personalizado se comparado à outras instituições com salas de aula lotadas”, aponta a supervisora pedagógica do ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde a educação infantil o Colégio Antares busca acolher e propiciar à criança a construção da sua aprendizagem de forma prazerosa e criativa, possibilitando a troca de experiências, que culminam na construção do pensamento crítico e reflexivo.

O pioneirismo em novas formas de ensinar, sempre alinhado às práticas utilizadas nas maiores instituições de ensino do mundo, é outro diferencial da Escola que integra o Programa das Escolas Associadas à Unesco.

Desde 2010, muito antes do ensino remoto se tornar realidade, o Antares se utiliza do ensino híbrido, mediante a parceria com o Google for Education, de forma complementar, buscando um ambiente escolar mais dinâmico e enriquecedor ao aluno. Muitos outros projetos como Espaço Maker, Minimundo, Formação Bilíngue, Viajando na Leitura, Ats Mais, Empreendedorismo, Programação e Robótica, Educação Socioemocional, entre outros, desenvolvem em nossos alunos a aprendizagem através da colaboração e da fluência digital.

O resultado de toda esta vanguarda educacional e o esforço da equipe pedagógica são os grandes resultados alcançados por seus alunos. Enem, CMF, Fuvest/USP, Unicamp, olimpíadas internacionais, entre outras, são conquistas constantes. Há poucos dias, o Colégio comemorou mais dois grandes resultados nos mais difíceis vestibulares do país: primeiro lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e primeiro lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar