Participamos do
Imagem destaque

Como a cultura maker pode auxiliar na construção do conhecimento em sala de aula?

Com a metodologia "Faça Você Mesmo", os alunos são capazes de desenvolver novas competências e aprender de forma muito mais divertida!
07:00 | Nov. 05, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

Construir ou consertar é uma forma de aprender. A cultura maker, baseada no "Do It Yourself" (“Faça Você Mesmo”), auxilia no ensino de várias disciplinas porque estimula a criatividade das crianças e adolescentes.

"Matemática, física, química, português, geografia, história, quanto maior o leque que o professor relacionar, maior a extensão de aprendizado desse aluno", exemplifica o professor Marcondes Saraiva, diretor de Ensino e Aprendizagem do Antares. Ainda segundo o professor, a existência de um laboratório maker em todas as unidades do colégio Antares proporciona aos alunos assumir um papel de protagonista do aprendizado, com novas ideias e criações.

Os alunos aprendem a pôr em prática o conteúdo da sala de aula, conforme a idade. Com isso, os conteúdos curriculares ficam mais interessantes e instigantes aos olhos dos alunos. Tudo isso faz com que o aluno do Colégio Antares crie, experimente e compartilhe soluções, com a utilização de ferramentas digitais e tecnológicas, com o uso da programação e da robótica ou mesmo com recursos mais tradicionais, como a marcenaria.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ensinamos às crianças que tudo que é feito no mundo, elas também podem fazer. Elas estão desacostumadas, nos dias de hoje, a criança geralmente não tem ideia de como fazer um bolo, um carrinho de rolimã, como acontecia na década de 1980, pois atualmente estão acostumadas a chegar na loja e comprar", explica a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin.

Todos os processos na sala maker - que também é acessada de forma livre pelos estudantes dos ensinos infantil e médio - são supervisionados por professores. Isso garante a segurança das crianças e adolescentes. "Temos o cuidado de abrir todas as atividades a todos os alunos, mesmo atividades com serra ou solda têm profissionais responsáveis", frisa Doris.

E não há qualquer tipo de restrição. Quem tem dificuldade, mobilidade reduzida, por exemplo, além dos professores, conta com o apoio dos colegas. Esse é o segredo da cultura maker: compartilhar conhecimento e desenvolver a colaboração. "O movimento maker é um movimento sem volta. Em pouco tempo, vamos ser a escola maker, porque as crianças e adolescentes estão exigindo isso. Sabemos que têm muitas instituições mundo afora que já trabalham isso como pré-requisito, sendo a sala de aula um espaço de discussão, construção e reflexão", completa Doris.

7 benefícios da cultura maker nas salas de aula:

1. Estimula a criatividade;
2. Fomenta o trabalho em equipe;
3. Fixa os conceitos teóricos;
4. Desenvolve o poder de abstração;
5. Capacita para a vida prática;
6. Cria empatia;
7. Diverte os alunos.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Educação em Tempo Integral formando os líderes do século XXI

06:00 | Dez. 06, 2021 Tipo Publieditorial

Em 2020, o Antares foi o 1° lugar do Brasil no ITA e o 1° lugar geral do Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME – os vestibulares mais difíceis do país. A sólida formação educacional do Antares, capaz de promover conquistas nacionais e internacionais, equilibrando conhecimentos e valores humanos, tem feito grande diferença na vida de pais e alunos.

Olhando sempre para o futuro, o Antares inaugura, em 2022, a sua 9ª sede, com uma proposta educacional firmada nos valores e fundamentos essenciais para a formação de uma cultura de estudos: o Antares Full Time, educação em dois turnos – uma proposta de ensino inspirada nas melhores escolas de Tempo Integral do mundo.

O projeto, fruto de grande pesquisa, combinado à trajetória de inovações do Antares, oferece ao aluno conforto, segurança, saúde, contato com a natureza e acompanhamento personalizado, trabalhando habilidades para a formação dos líderes do século XXI, capazes de construir uma sociedade justa, próspera e fraterna. O Antares Full Time Washington Soares traz grandes inovações para o ensino e o aprendizado, porque acreditamos que educação de excelência transforma a vida do aluno, da família e da sociedade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Baixe agora ebook sobre o Antares Full Time:

Clique aqui para baixar o PDF.

Mais informações: (85) 3308-5151

www.colegioantares.com.br

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Novo Antares Washington Soares inspirado nas melhores escolas de tempo integral do mundo

06:00 | Out. 25, 2021 Tipo Publieditorial

Em outubro, o Colégio Antares inaugurou a sua nona sede: o Antares Washington Soares Full Time (Rua Caetano Ximenes Aragão, 110 – Água Fria), o projeto é inspirado nas melhores escolas de Tempo Integral do mundo.

"Nossa proposta é juntar tradição e inovação, trabalhando valores e o que há de mais moderno no mundo da educação, para que os nossos alunos recebam uma formação completa e sejam capazes de construir uma sociedade mais justa e próspera" — ressalta Ênio Filho, diretor-executivo da Rede Antares.

A sede Washington Soares Full Time oferece uma educação de qualidade, unindo tecnologia, formação de valores e visão de futuro, além de conforto, segurança, saúde, contato com a natureza e acompanhamento personalizado aos alunos, fatores que são marcas registradas do Antares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com atividades pedagógicas diversificadas, desenvolvidas diariamente das 7 às 17 horas, o Antares Full Time uniu a excelência educacional a um projeto arquitetônico rico em detalhes que encantam crianças e adultos. "Procuramos oferecer um alto padrão de ensino, em um espaço propício para o aprendizado” — conclui Ênio Silveira, diretor-geral do Antares.

“O programa Full Time já é, também, uma realidade para os alunos das demais sedes do Colégio. Mais uma vez o Antares trabalhou para aliar qualidade de ensino e afetividade aos seus alunos, o que gera alto desempenho escolar” - salienta Marcondes Saraiva, diretor de ensino do Colégio.

No Antares, educação de qualidade, afetividade e atendimento individualizado são elementos primordiais para que os alunos alcancem resultados magníficos nos mais diversos concursos e vestibulares, como os mais recentemente divulgados: 1º lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e 1º lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Colégio Antares Fundamental é a única Escola, no Ceará, especialista no Ensino Fundamental

06:00 | Ago. 26, 2021 Tipo Publieditorial

Novos tempos suscitam um novo olhar sobre a Educação, o ato de educar precisa estar mais conectado a todas as fases de desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e jovens. Ao falar em conexão, ressaltamos não somente a inovação e a tecnologia, mas, principalmente, a conexão emocional e afetiva.

A Escola, além de ser o espaço para a criação e aprendizagem, é também o lugar do vínculo, da afetividade e do desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem às crianças crescerem em todas as áreas de sua vida.

Felizmente, já é possível encontrar, na cidade de Fortaleza, uma escola que se preocupe com o desenvolvimento sistêmico e integrado de seus alunos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Colégio Antares Fundamental é a única Escola, no Ceará, especialista no Ensino Fundamental, com espaços projetados para aprendizados significativos que estimulam a criatividade, interação e a ludicidade.

Acreditamos no Ensino Personalizado, com salas temáticas e turmas com número de alunos reduzidos, comparadas com as grandes escolas do Estado. Nossa grade curricular é diferenciada, pois abrange disciplinas como Artes, Musicalização, Teatro, Xadrez e Lógica, Maker, Oratória e Espanhol para todos os alunos, além de Empreendedorismo e Educação Financeira.

Nosso Projeto Bilíngue inclui carga horária ampliada, aulas com turmas divididas para favorecer o bom desempenho dos alunos nas atividades de Listening, Writing, Reading e Speaking.

No turno da tarde, a Escola oferece o Sistema Integral e Full Time com o acompanhamento de Orientação de Tarefas e Estudos, Oficinas e Cursos exclusivos, organizados conforme a faixa etária e fase de desenvolvimento das crianças e adolescentes. Oficinas Desportivas, Cursos de Instrumentos e atividades que favoreçam o repertório cognitivo e cultural, assim como, a construção da autonomia de nossos alunos.

As sedes Antares Fundamental Santos Dumont e Barbosa de Freitas já estão com as matrículas abertas para o ano letivo 2022. Agende a sua visita!

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Educação de qualidade e afetividade resultam em alto rendimento

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Jan. 21, 2021 Tipo Publieditorial

No Colégio Antares, o conceito de educação personalizada é colocado em prática diariamente, quando toda a equipe pedagógica tem o cuidado e a preocupação de buscar as melhores estratégias de ensino e os meios mais efetivos de garantir o desenvolvimento dos alunos, dentro de suas capacidades. Por esse motivo, a escola investe constantemente na aquisição de ferramentas tecnológicas, na formação continuada dos profissionais e em uma ambientação atrativa e propícia para o processo ensino-aprendizagem.

Profissionais e alunos são motivados diariamente a descobrirem novas formas de ensinar e de aprender, construindo laços e interações únicas que elevam o nível de confiança e, consequentemente, garantem uma formação sólida e eficaz.

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos são preparados para os desafios que a vida pode apresentar, por meio de atividades que trabalham a autoestima, a autoconfiança, o senso crítico, o respeito à diversidade, a responsabilidade e a solidariedade. Ao longo de sua formação, os alunos são apresentados a situações em que os conhecimentos acadêmicos são colocados à prova na resolução de problemas reais, para que desenvolvam a consciência de que o estudo tem sempre que estar alinhado a um propósito de vida que faça o indivíduo crescer, mas que também gere benefícios àqueles que o rodeiam, conforme preconiza o Programa das Escolas Associadas à Unesco, do qual o Antares faz parte desde 2010.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse processo de construção da identidade, da autonomia e dos sonhos de crianças e adolescentes, o Antares busca oferecer todos os instrumentos que uma escola voltada para a formação integral de seus alunos pode ofertar, desde profissionais comprometidos com a sua missão de educadores, até os instrumentos e materiais de última geração alinhados à novas propostas educacionais.

Assim, a união entre educação de qualidade e afetividade leva a resultados magníficos nos mais diversos concursos e vestibulares, como os mais recentemente divulgados: 1º lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e 1º lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

De acordo com o Diretor de Ensino do Colégio Antares, “os alunos responsáveis por feitos tão grandiosos passaram grande parte da infância e adolescência no Antares, aprendendo que a felicidade é fruto do esforço e dedicação contínuos, e que o trabalho conjunto gera resultados mais sólidos e gratificantes! Isso prova que a formação de qualidade e o esforço pessoal geram grandes resultados”.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Atendimento personalizado nas escolas resultando melhor rendimento

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Dez. 29, 2020 Tipo Publieditorial

O atendimento personalizado busca descobrir os interesses e os talentos de cada aluno através de uma equipe multidisciplinar qualificada, contando sempre com a ajuda do próprio estudante uma vez que ele é o protagonista no processo de aprendizagem.

O Colégio Antares procura inspirar seus alunos por meio de métodos inovadores e criativos. Com isso, busca tornar a educação mais interessante e prazerosa.

“Salas de aula com número reduzido de alunos é um dos diferenciais do Antares. Com isso, conseguimos ter um rendimento muito melhor, com um atendimento mais personalizado se comparado à outras instituições com salas de aula lotadas”, aponta a supervisora pedagógica do ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde a educação infantil o Colégio Antares busca acolher e propiciar à criança a construção da sua aprendizagem de forma prazerosa e criativa, possibilitando a troca de experiências, que culminam na construção do pensamento crítico e reflexivo.

O pioneirismo em novas formas de ensinar, sempre alinhado às práticas utilizadas nas maiores instituições de ensino do mundo, é outro diferencial da Escola que integra o Programa das Escolas Associadas à Unesco.

Desde 2010, muito antes do ensino remoto se tornar realidade, o Antares se utiliza do ensino híbrido, mediante a parceria com o Google for Education, de forma complementar, buscando um ambiente escolar mais dinâmico e enriquecedor ao aluno. Muitos outros projetos como Espaço Maker, Minimundo, Formação Bilíngue, Viajando na Leitura, Ats Mais, Empreendedorismo, Programação e Robótica, Educação Socioemocional, entre outros, desenvolvem em nossos alunos a aprendizagem através da colaboração e da fluência digital.

O resultado de toda esta vanguarda educacional e o esforço da equipe pedagógica são os grandes resultados alcançados por seus alunos. Enem, CMF, Fuvest/USP, Unicamp, olimpíadas internacionais, entre outras, são conquistas constantes. Há poucos dias, o Colégio comemorou mais dois grandes resultados nos mais difíceis vestibulares do país: primeiro lugar geral do Brasil no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e primeiro lugar geral Norte, Nordeste e Centro-Oeste no IME (Instituto Militar de Engenharia).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar