Cade autoriza compra da Unifametro pela proprietária da Wyden
A Yduqs informou que vai concluir a transferência de todos os cursos de graduação e pós após decisão. Saiba mais sobre as mudanças
Resumo
A unidade de Medicina passará para o selo Idomed, enquanto os demais cursos serão incorporados à rede Wyden.
O grupo assume a gestão de 8,2 mil alunos distribuídos nos campi de Fortaleza, Maracanaú e no polo de Caucaia.
A Yduqs planeja melhorias em infraestrutura, novas tecnologias educacionais e oportunidades de desenvolvimento docente.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a venda do Centro Universitário Fametro (Unifametro), em Fortaleza, para a Yduqs, empresa que detém várias instituições de ensino no País - entre elas, Wyden, Idomed e Estácio.
A operação de R$ 62 milhões foi divulgada em setembro do ano passado. No entanto, a negociação também inclui uma cláusula relacionada às vagas adicionais de medicina a serem potencialmente obtidas via Mais Médicos III (Maracanaú) e por meio de processo judicial (Fortaleza), no valor de R$ 1,2 milhão por vaga.
"Estamos empolgados em receber uma instituição do porte e com a reputação do Unifametro. Essa aquisição reforça nossa presença em Fortaleza e traz sinergias importantes, sobretudo nas áreas de Saúde e Direito, além de ampliar nossa capacidade de inovação na região", afirma Adriano Remor, vice-presidente de Operações Presenciais da Yduqs.
O Centro Universitário Unifametro foi fundado em 2002 e conta com dois campi (Fortaleza e Maracanaú) e um polo de ensino a distância em Caucaia. Ao todo, são 8,2 mil estudantes matriculados, sendo 6,3 mil na graduação presencial, 1 mil na graduação EaD, cerca de 800 na pós-graduação e 120 alunos no curso de Medicina, que conta com 60 vagas anuais autorizadas e teve 100% de ocupação já nos dois primeiros ciclos de captação.
O que vai mudar na Unifametro?
Ao O POVO, a Yduqs informou que a Unifametro deve deixar a fachada dos prédios e "os cursos passarão a integrar duas marcas nacionais do grupo".
O Instituto de Educação Médica (Idomed), que já estava presente no Ceará com quatro campi, assume a escola de Medicina - a 19ª unidade da marca.
"A chegada do curso de Medicina do Unifametro ao IDOMED amplia nossa missão de formar médicos altamente qualificados, com uma formação sólida, humanizada e conectada às demandas da sociedade e do SUS", afirma Silvio Pessanha Neto, CEO do Idomed.
Já os demais cursos serão incorporados à Wyden, "que reúne agora 12 instituições reconhecidas em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país".
Yduqs promete melhorias a alunos e professores
A Yduqs promete ainda "uma série de benefícios para alunos e professores" com a conclusão da compra da Unifametro.
"Entre os ganhos estão investimentos em infraestrutura, ampliação do uso de tecnologias educacionais, acesso a novos recursos de aprendizagem, serviços padronizados e personalizados, além de oportunidades de desenvolvimento para docentes e colaboradores, que passarão a fazer parte de uma das maiores organizações do país – vencedora de duas edições do Prêmio Exame em Gestão de Pessoas, em 2024 e 2025", destaca.