Caravana Ceará Um Só capacita mais de 3,5 mil participantes em 2025
Para o ano de 2026, o projeto tem o objetivo a oferta de uma plataforma tecnológica gratuita, além de realizar visita a 63 municípios restantes
Resumo
O projeto foca na cooperação federativa e apoio técnico a gestores no Ceará sobre reformas e finanças, em parceria com a UFC e o Tribunal de Contas.
Para 2026, a Caravana visitará 63 cidades e lançará as tecnologias de gestão integrada de orçamento e processos administrativos municipais.
O Governo do Ceará apresentou, nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, o balanço da edição 2025 e as diretrizes do projeto Caravana Ceará Um Só 2026.
Durante o ano de 2025, a Caravana percorreu as 14 regiões de planejamento do Ceará, com atuação presencial em 121 municípios.
Além disso, promoveu a capacitação de 3.517 participantes, entre servidores públicos, gestores municipais e técnicos das administrações locais.
O projeto é executado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE).
A iniciativa visa fortalecer a cooperação federativa e orientar gestores municipais sobre temas estratégicos da administração pública.
Caravana Ceará Um Só: resultados de 2025
Ao longo do percurso, foram firmados 54 pactos do programa Ceará Sem Fome. A iniciativa também contou com ações de regularização fundiária, que resultaram na entrega de 1.955 escrituras definitivas a famílias cearenses, em parceria com a Companhia de Habitação do Ceará (Cohab).
Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, a Caravana foi estruturada para levar soluções práticas aos municípios.
“Não discutimos hipóteses. Levamos aquilo que o município precisa fazer, de forma objetiva, diante das reformas tributária, administrativa e previdenciária. É um trabalho técnico, orientado e contínuo”, destacou.
Cooperação institucional e formação técnica
O projeto conta com a colaboração de diversas instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), conselhos profissionais, Tribunal de Contas do Estado e entidades da sociedade civil.
Ao todo, mais de 100 especialistas e conteudistas participaram da elaboração das trilhas de capacitação, que permanecem disponíveis em plataforma aberta, garantindo acesso permanente ao conteúdo produzido.
As ações incluem seminários presenciais, trilhas de treinamento, apoio técnico aos municípios e compartilhamento contínuo de informações sobre finanças públicas, gestão territorial, administração e políticas sociais.
Inovação e planejamento para 2026
Para 2026, a Caravana Ceará Um Só prevê a visita a 63 municípios, completando o atendimento aos 184 municípios cearenses.
Entre as novidades da próxima edição está a oferta de uma plataforma tecnológica gratuita, que permitirá aos municípios operar, de forma integrada, sistemas de orçamento público, gestão patrimonial e tramitação de processos administrativos.
A programação também dará ênfase a temas como governo digital, gestão de pessoas, previdência municipal, educação financeira, captação de recursos e adaptação dos municípios às mudanças trazidas pela Reforma Tributária.
“A Caravana é um programa de Estado, acima de partidos ou ideologias. O foco é melhorar a qualidade da política pública por meio de uma gestão fiscal e administrativa mais eficiente, planejada e cooperativa”, reforçou Cialdini.